Situação-limite, ato-limite e o inédito viável

a busca por verdade e reconciliação no caso dos pensionatos indígenas no Canadá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51000

Palavras-chave:

situação-limite, ato-limite, inédito-viável, pensionato indígenas, verdade e reconciliação.

Resumo

Ao celebrarmos o centenário de Paulo Freire, somos impulsionados a refletir sobre o seu legado. Em tempos de pandemia e de crescentes ataques contra a democracia e a justiça social, vemos a pedagogia crítica Freireana como uma possibilidade de compreender a realidade atual. Os conceitos Freireanos de situação-limite, ato-limite e inédito-viável proporciona lentes fundamentais na compreensão do mundo aos engajados nas lutas por processos democráticos mais justos. Analisamos a trágica história dos pensionatos indígenas no Canadá como situações-limite a serem superadas. As descobertas recentes de centenas de covas de crianças indígenas em torno desses pensionatos canadenses precisam ser confrontadas de forma coletiva na criação de atos-limite que possibilitam sonhar inéditos-viáveis e desenterrar a verdade e a busca ativa por reconciliação entre os povos indígenas e não-indígenas. Terminamos esse artigo com uma chamada à celebr-AÇÃO em que honramos o legado de Freire com ações que visam a humanização e a busca por um mundo mais justo e igualitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Fernandes Sanches, Concordia University, Montréal

Mestre em educação de adultos pela Concordia University em Montreal no Canadá e doutorando em educação pela mesma universidade. Marlon também é editor-estudante da revista acadêmica da Associação Canadense de Estudos de Educação de adultos (CJSAE).

Eluza Maria Gomes, Université du Québec à Montréal, Montréal

Graduada e pós-graduada em Letras e mestranda pela Université du Québec à Montréal (UQAM)em Montreal no Canadá. Eluza também é representante dos estudantes de mestrado e doutorado da Associação Canadense de Estudos de Educação de Adultos (CASAE).

Referências

ACCIOLY, I. The attacks on the legacy of Paulo Freire in Brazil: why he still disturbs so many? In: S. L. Macrine (Org.), Critical pedagogy in uncertain times: hopes and possibilities, Dartmouth: Palgrave Macmillan, p. 163-190, 2020.

ALVES, R. O.; MUNIZ, C. A. Inéditos-viáveis na formação continuada de educadoras matemáticas. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 75-92, 2009.

BAILEY, J; SHAYAN, S. The missing and murdered Indigenous women crisis: technological dimensions. In: The Emerald International Handbook of Technology Facilitated Violence and Abuse. Bingley: Emerald Publishing Limited, p. 125-144, 2021

BOMBAY, A.; MATHESON, K.; ANISMAN, H. The intergenerational effects of Indian Residential Schools: Implications for the concept of historical trauma. Transcultural psychiatry, v. 51, n. 3, p. 320-338, 2014.

BRISOLA, A. C., & DOYLE, A. Critical information literacy as a path to resist “fake news”: Understanding disinformation as the root problem. Open Information Science, v. 3, n. 1, p. 274-286, 2019.

CANADA (2021). Statement on the discovery around Kamloops Indian Residential School. Disponível em : https://www.canada.ca/en/crown-indigenous-relations-northern-affairs/news/2021/05/statement-on-the-discovery-around-kamloops-indian-residential-school.html. Acesso em 20 de jul. 2021.

CLARK, S. Surreprésentation des Autochtones dans le système de justice pénale canadien : Causes et réponses. Division de la recherche et de la statistique (DRS) du ministère de la Justice, p. 1-59, 2019.

DAHL, A. Alph@-lab: laboratoire de partage des saviors. Paris: L’Harmattan, 2018.

DUBIN, E.; PRINS, E. Blueprinting a Freirean pedagogy of imagination : Hope, untested feasibility, and the dialogic person. Journal of Adult and Continuing Education, v. 17, n. 1, p. 23-39, 2011.

DULONG-SAVIGNAC, J. Les Pensionnats Autochtones Canadiens, Histoire, Mémoire : Montages Et Regards Sur Les Images D'archives Par Une Exposition Participative. Dissertação (Mestrado em Teatro), Université du Québec à Montréal, Montreal, 212p., 2019.

EGGERTSON, L. Aboriginal youth suicide rises in Northern Ontario. CMAJ, v. 187, n. 11, 2015

ELIAS, B. et al. Trauma and suicide behaviour histories among a Canadian indigenous population: an empirical exploration of the potential role of Canada's residential school system. Social Science & Medicine, v. 74, n. 10, p. 1560–1569, 2012.

FAST, E.; COLLIN-VÉZINA, D. Historical Trauma, Race-Based Trauma and Resilience of Indigenous People: A Literature Review. First Peoples Child & Family Review, v. 5, n. 1, p. 126-136, 2010.

FONTAINE, N. Shuni. Montreal: Mémoire D’Encrire, 2019.Disponível em http://memoiredencrier.com/shuni/. Acesso em 15 de jun. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

_________. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

_________. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, A. M (Nita). Paulo Freire and the unstested feasibility. Counterpoints. v. 209, p. 7-14, 2002.

____________. (Nita). Inédito-viável. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

FREITAS, A. Pedagogia do inédito-viável: contribuições de Paulo Freire para fortalecer o potencial emancipatório das relações ensinar-aprender-pesquisar. Anais do V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, p. 1 -15, 2005.

FREITAS, A. L.; FREITAS, L. A. A vocação ontológica do ‘ser mais’: ‘Situações-limites’- aproximando Freire e Vieira Pinto. RPGE – Revisa on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 2, p. 432-448, 2017.

GIROUX, H. A. The ghost of fascism and in the post-truth era. In S. L. Macrine (Ed.), Critical pedagogy in uncertain times: hopes and possibilities, p. 45-63, Dartmouth: Palgrave Macmillan, 2020

INWOOD, K.; ROBERTS, E. Indians are the majority of the prisoners? Historical variations in incarceration rates for indigenous women and men in British Columbia. The Howard Journal of Crime and Justice, v. 59, n. 3, p. 350-369, 2020.

HYLTON, J., et al. La délinquance sexuelle chez les Autochtones du Canada. Ottawa : Fondation autochtone de guérison. 2002.

LAUGRAND, F. L'impossible vérité de l'histoire des pensionnats: traumatismes, victimisation et réconciliation prématurée/Commission de vérité et réconciliation. Anthropologie et Sociétés, v. 41, n. 3, p. 329-340, 2017.

MACDONALD, D. B. Canada’s Truth and Reconciliation Commission: Assessing context, process, and critiques. Griffith Law Review, v. 29, n.1, p. 150-174, 2020.

MACRINE, S. L. Critical pedagogies of neoliberalism. In S. L. Macrine (Ed.), Critical pedagogy in uncertain times: hopes and possibilities, p. 207-238. Dartmouth: Palgrave Macmillan, 2020.

MCLAREN, P. The future of critical pedagogy. (RCP) Rethinking Critical Pedagogy, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020.

MAYO, P. (2020). Critical pedagogy in difficult times. In S. L. Macrine (Ed.), Critical pedagogy in uncertain times: hopes and possibilities, p. 64-77. Dartmouth: Palgrave Macmillan, 2020

MILNE, E.; WOTHERSPOON, T. (2020). Schools as “really dangerous places” for indigenous children and youth: Schools, child welfare, and contemporary challenges to reconciliation. Canadian Review of Sociology/Revue Canadienne de Sociologie, v. 57, n. 1, p. 34-52, 2020.

NOËL, J-C. Paulo Freire Revisité : La Communication Comme Principe De L'humanisation. Dissertação (Mestrado), Université du Québec à Montréal, Montreal, 2011..

ON CANDA PROJECT (2021). Settlers Take Action. Disponível em https://oncanadaproject.ca/settlerstakeaction. Acesso em 15 de jul. 2021.

OSOWSKI, C. I. Situações-limites. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

PALMATER, P. Shining light on the dark places: Addressing police racism and sexualized violence against Indigenous women and girls in the national inquiry. Canadian Journal of Women and the Law, v. 28, n. 2, p. 253-284, 2016.

PETRUZZI, A. P. Between conventions and critical thinking: the concept of “limit-situations” in critical literacy and pedagogy. JAC, v. 18, n. 2, p. 309-332, 1998.

RAMÍREZ, G. Who am I and what is my role in reconciliation with indigenous peoples? Journal of Intercultural Studies, v. 42, n. 3, p. 346-361, 2021.

RAZACK, S. H. Violence sexualisée et colonialisme: réflexions relatives à l'enquête sur les femmes autochtones disparues et assassinées. CJWL/RFD, v. 28, n. 2, p. i-iv, 2016.

ROBERTS, P. Less certain but no less committed: Paulo Freire and Simone de Beauvoir on ethics and education. In J. D. Kirylo (Ed.), Reinventing pedagogy of the oppressed: contemporary critical perspectives, p. 135-143. New York: Bloomsbury Academic, 2020.

ROBERTS, J. V.; Reid, A. A. Aboriginal Incarceration in Canada Since 1978: Every Picture Tells the Same Story. Canadian Journal of Criminology and Criminal Justice, v. 59, n. 3, p. 313–345, 2017.

SANCHES, M. Strengthening Democracy Through Participation and Critical Adult Education: The case of the Participatory Budget. Canadian Journal for the Study of Adult Education, v. 33, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em https://cjsae.library.dal.ca/index.php/cjsae/article/view/5578. Acesso em 20 jul. 2021.

SANCHES, M.; GOMES, E. The role of adult education and learning in the landless workers’ movement (MST) in resisting the impacts of the election of the new president of Brazil, Jair Bolsonaro: A case study. In R. Mizzi & S. M. Brigham (Chairs), Proceedings of the 38th CASAE annual conference, p. 359–366, 2019. Disponível em https://www.dropbox.com/s/04lcxsvmvek8kkh/2019_CASAE_Proceedings.pdf ?dl=0. Acesso em 20 jul 2021.

SOUSA, C. A. “Professor, quero ser oprimida!”: Situação-limite e atos-limites no habitus professoral. Linhas Críticas, v. 18, n. 37, p. 551-568, 2012.

SOUZA, A. R.; CARVALHO, J. S. “Situação-limite”, “ato-limite” e “inédito viável”: Categorias para problematizar a “percepção” da realidade. Revista e-Curriculum, v. 16, n. 4, p. 1288-1308, 2018.

SHOR, I.; FREIRE, P. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra. 2013.

SHUDAK, N. J.; AVOSEH, M. B. Freirean-based critical pedagogy: The challenges of limit-situations and critical transitivity. Creative Education, v. 6, p. 463-471, 2015.

STYRES, S. Reconciliaction: Reconciling contestation in the academy. Power & Education, v. 12, n. 2, p. 157-172, 2020.

TRUTH AND RECONCILIATION COMMISSION OF CANADA -TRC (2015a). Honouring the Truth, Reconciling for the Future: Summary of the Final Report of the Truth and Reconciliation Commission of Canada. Disponível em https://ehprnh2mwo3.exactdn.com/wp-content/uploads/2021/01/Executive_Summary_English_Web.pdf. Acesso em 10 de jul. 2021

TRUTH AND RECONCILIATION COMMISSION OF CANADA - TRC (2015b). Truth and Reconciliation Commission of Canada: Call to Action. Disponível em https://ehprnh2mwo3.exactdn.com/wp-content/uploads/2021/01/Calls_to_Action_English2.pdf. Acesso em 10 de jul. 2021.

VITENTI, L. Les déclencheurs du suicide chez les atikamekw et les anishnabek. Drogues, santé et société, v. 17, n.1, p. 70–84, 2018.

WOTHERSPOON, T.; MILNE, E. What do indigenous education policy frameworks reveal about commitments to reconciliation in Canadian school systems? The International Policy Journal, v. 11, n. 1, p. 1-29, 2020.

WYLIE, L.; MCCONKEY, S.; CORRADO, A. It’s a journey not a check box: indigenous cultural safety from training to transformation. International Journal of Indigenous Health, v. 16, n. 1, 2021.

ZITKOSKI, J. J. Condicionado/Determinado. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

______________. Humanização/Desumanização. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Como Citar

Sanches, M. F., & Gomes, E. M. (2021). Situação-limite, ato-limite e o inédito viável: a busca por verdade e reconciliação no caso dos pensionatos indígenas no Canadá. Ensino, Saude E Ambiente, 14(esp.), 427-446. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51000