A Educação em Saúde em livros didáticos de Biologia: abordagens e ressignificações da saúde para o Ensino de Biologia na escola
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2025.v18.a61529Palavras-chave:
educação em saúde, livros didáticos, ensino de biologiaResumo
A Educação em Saúde, como parte do currículo escolar, envolve elementos relacionados a temas que compreendem a saúde individual ou coletiva, com intenção pedagógica definida. No contexto escolar, a Educação em Saúde é influenciada pela organização curricular do tema saúde presente nos livros didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar as possíveis abordagens do tema saúde em livros didáticos de Biologia em duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018. Problematizamos neste artigo a forma como os temas relacionados à saúde são abordados em livros didáticos de Biologia, como forma de destacar a importância da Educação em Saúde para a formação cidadã, promovendo, além da aquisição de conhecimentos científicos, o desenvolvimento de capacidades essenciais ao exercício da cidadania: julgamento, interpretação, reflexão, comunicação, decisão e intervenção; além da superação de uma visão restrita da saúde. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa documental. A partir das análises percebemos que a abordagem biomédica é predominante nos conteúdos relacionados à saúde presentes nos livros didáticos, seguida das abordagens comportamental e socioecológica, respectivamente. As abordagens em saúde determinam a forma como o tema saúde é entendido, o que influencia na forma como o/a docente conduz o trabalho com o tema. Compreendemos que o trabalho docente pode transformar a perspectiva da Educação em Saúde no contexto escolar, conduzindo uma discussão que compreenda a saúde como processo multicausal, seus condicionantes e determinantes.
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