EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO

Authors

  • ANDRÉ DA SILVA BRITES UFRJ-NUTES
  • IVONE EVANGELISTA CABRAL UFRJ-NUTES

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21076

Abstract

Este estudo investigou os trabalhos científicos de Educação Ambiental (EA) inseridos no contexto do ensino de Ciências no período de 2005 a 2011, no sentido de aproximar ainda mais este tema, uma vez que a concepção de ambiente no ensino de Ciências desempenha um papel central no desenvolvimento desta disciplina escolar. Foram consultados os periódicos “Investigações no ensino de ciências” e “Ciência e Educação”, através do Portal de Periódicos da CAPES, além da BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). A EA vem se destacando no campo da pesquisa de maneira inter e pluridisciplinar, podendo, além disso, servir de base para a criação de projetos políticopedagógicos que auxiliem no debate de questões socioambientais e contribuam para uma educação comprometida com o desenvolvimento sustentável. Percebe-se ainda uma preocupação em associar educação ambiental às atividades de ensino de ciências e integrar esse tema na prática pedagógica dos professores, respeitando-se o contexto dos alunos.
Palavras-chave: educação ambiental; ensino de ciências; escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-08-30

How to Cite

BRITES, A. D. S., & CABRAL, I. E. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO DE REVISÃO. Ensino, Saude E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21076

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)