Construindo artrópodes a partir de resíduos sólidos

do ensino-aprendizagem à cidadania

Autores

  • Alba Flora Pereira Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco
  • Jozélia Maria Sousa Correia Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco
  • Ednilza Maranhão Santos Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21540

Resumo

Nesta pesquisa, foram diagnosticadas as dificuldades dos alunos do primeiro período do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco quanto à construção de modelos de Artrópodes a partir de materiais recicláveis, bem como a coleta desses materiais. A oficina foi aplicada em dois semestres letivos para um público de 150 alunos, contento duas etapas: a primeira com a construção de um quadro comparativo sobre os cinco principais grupos de artrópodes, bem como, a coleta domiciliar de materiais recicláveis; a segunda etapa com a classificação e quantificação dos resíduos sólidos coletados, a construção de modelos a partir deste material e socialização com a descrição do seu representante, identificando as principais características para seu reconhecimento, tais como: região do corpo, localização e quantitativo de apêndices, condicionando-os a perceber se estava correto ou não, quando comparado ao quadro. Todo material desprezado foi separado segundo a classificação (papel, vidro, plástico, metal) e levado ao ponto de entrega voluntária (PEV). Houve avaliação da atividade escrita e oral contemplando a sua importância para o aprendizado do tema. As análises das atividades apontam que ocorreu a sensibilização dos alunos quanto à separação e destinação adequadas dos resíduos sólidos domiciliares e a importância desses em atividades acadêmicas; houve evolução conceitual a partir das construções dos representantes e suas discussões em grupo, comparados as ideias prévias dos participantes. Assim, concluímos que a proposta metodológica trouxe a cooperação, socialização e discussão em grupo durante e após a construção dos modelos, permitindo a construção do conhecimento e formação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Pereira, A. F., Correia, J. M. S., & Santos, E. M. (2021). Construindo artrópodes a partir de resíduos sólidos: do ensino-aprendizagem à cidadania. Ensino, Saude E Ambiente, 13(3), 67-93. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21540

Edição

Seção

Artigos