Construindo artrópodes a partir de resíduos sólidos
do ensino-aprendizagem à cidadania
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i3.a21540Resumo
Nesta pesquisa, foram diagnosticadas as dificuldades dos alunos do primeiro período do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco quanto à construção de modelos de Artrópodes a partir de materiais recicláveis, bem como a coleta desses materiais. A oficina foi aplicada em dois semestres letivos para um público de 150 alunos, contento duas etapas: a primeira com a construção de um quadro comparativo sobre os cinco principais grupos de artrópodes, bem como, a coleta domiciliar de materiais recicláveis; a segunda etapa com a classificação e quantificação dos resíduos sólidos coletados, a construção de modelos a partir deste material e socialização com a descrição do seu representante, identificando as principais características para seu reconhecimento, tais como: região do corpo, localização e quantitativo de apêndices, condicionando-os a perceber se estava correto ou não, quando comparado ao quadro. Todo material desprezado foi separado segundo a classificação (papel, vidro, plástico, metal) e levado ao ponto de entrega voluntária (PEV). Houve avaliação da atividade escrita e oral contemplando a sua importância para o aprendizado do tema. As análises das atividades apontam que ocorreu a sensibilização dos alunos quanto à separação e destinação adequadas dos resíduos sólidos domiciliares e a importância desses em atividades acadêmicas; houve evolução conceitual a partir das construções dos representantes e suas discussões em grupo, comparados as ideias prévias dos participantes. Assim, concluímos que a proposta metodológica trouxe a cooperação, socialização e discussão em grupo durante e após a construção dos modelos, permitindo a construção do conhecimento e formação cidadã.
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