Environmental Representations in a Teachers’ Group at IFMS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a40668

Keywords:

social representation, environment, environmental education

Abstract

A deep look at critical environmental education concepts shows the need to investigate the understanding of the environment when it seeks environmental teachers’ education, since the importance of considering subjects’ representations/perceptions about their living place as well as their social and environmental matters. Based on these premises, the goal of this research was to identify environmental social representations in a group of teachers at IFMS (Federal Institute of Mato Grosso do Sul), in order to produce a corpus able to conduct the action plan for a future environmental teaching education at the Institute. This survey, based on qualitative framework, was organized upon theoretical studies connected to social representation and also according to the epistemology of environmental education. Data were produced by means of open-ended questions. Thereafter, data were analyzed considering the perspective of  Lucie Sauvé’s categories. The results reveal that social representation built by the teachers’ group above belongs to a traditional environmental approach, sometimes to natural environment framework, focusing on scientific and explanatory perspective, at other times concerning environmental resources management.

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Author Biographies

  • Camila de Freitas Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campo Grande, MS

    É doutora em Ensino de Ciências (2022), na linha de pesquisa de Educação Ambiental, mestra em Estudos de Linguagens (2016), na área de concentração em Teoria Literária e Estudos Comparados, e licenciada em Letras Português e Espanhol (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui especialização em "O trabalho psicossocial no cotidiano escolar", pelas Faculdades Integradas Espírita (2008), e bacharelado em Serviço Social pela mesma instituição (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia. Atualmente, é Assistente Social na Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande-MS).

  • Glaucia Lima Vasconcelos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campo Grande, MS

    Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) e Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa de Educação Ambiental. Em 2011 assumiu o cargo de Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), tendo atuado como Coordenadora de Gestão Acadêmica e Coordenadora do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFMS, Campus Campo Grande. Desde 2015 atua na Pró-Reitoria de Ensino, onde assumiu a função de Diretora de Graduação e Diretora de Educação Básica. Possui experiência na área de educação com ênfase na supervisão pedagógica, na formação continuada de docentes, na Educação Profissional e Tecnológica e em Educação Ambiental.

  • Icléia Albuquerque de Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), com estágio de doutorado no LADYSS (Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces)/Paris X Nanterre. Professora Associada aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora/orientadora sênior na pós-graduação, no Programa de Mestrado e  Doutorado em Ensino de Ciências (linha de Pesquisa Educação Ambiental) da UFMS. Compõe grupos de consultores das revistas: Ambiente & Educação (FURG), Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) (1518-952X), Geografar (UFPR) (1981-089X), Territorium (1647-7723). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Geografia Escolar, Disciplinas Escolares e Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: educação ambiental, geografia cultural, pantanal, meio ambiente e percepção ambiental

  • Suzete Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS

    Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. É professora dos cursos de Licenciatura em Biologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora/pesquisadora no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências, nas linhas de pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atua nas áreas e temas: Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Currículo e Formação de Professores. Coordena os cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências, sendo gestora do Convênio com a Universidade de Matanzas. Coordena o subprojeto de biologia (INBIO) da Residência Pedagógica da UFMS.

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Published

2023-05-18

Issue

Section

Articles

How to Cite

Environmental Representations in a Teachers’ Group at IFMS. (2023). Teaching, Health and Environment, 15(3), 524-542. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a40668