Representações de Meio Ambiente em um Grupo de Docentes do IFMS

Autores

  • Camila de Freitas Vieira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campo Grande, MS https://orcid.org/0000-0002-1931-5411
  • Glaucia Lima Vasconcelos Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campo Grande, MS
  • Icléia Albuquerque de Vargas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS https://orcid.org/0000-0002-4214-4542
  • Suzete Castro Wiziack Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS https://orcid.org/0000-0003-2269-603X

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a40668

Palavras-chave:

representação social, meio ambiente, educação ambiental

Resumo

 

Um olhar atento para as concepções da educação ambiental crítica nos leva para a necessidade de investigar a compreensão sobre o meio ambiente quando se vislumbra a formação de educadores ambientais, posto que é importante considerar as representações/percepções dos sujeitos sobre os espaços que habitam e as questões socioambientais a eles pertencentes. A partir desses pressupostos, esta pesquisa teve como objetivo identificar as representações sociais de meio ambiente de um grupo de docentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), a fim de produzir um corpus para a formação em educação ambiental, que oriente o planejamento de ações futuras no instituto. A investigação, de perspectiva qualitativa, foi construída com o aporte teórico dos estudos sobre representações sociais e de acordo com a epistemologia da educação ambiental. Os dados foram produzidos por meio de questionário composto por questões abertas e analisados segundo as categorias propostas por Lucie Sauvé. Os resultados revelam que a representação social construída pelo grupo é fruto de uma visão tradicional de meio ambiente, ora voltada para a abordagem naturalista, com enfoque científico e descritivo, ora voltada para a abordagem conservacionista-recursiva.

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Biografia do Autor

Camila de Freitas Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campo Grande, MS

É doutora em Ensino de Ciências (2022), na linha de pesquisa de Educação Ambiental, mestra em Estudos de Linguagens (2016), na área de concentração em Teoria Literária e Estudos Comparados, e licenciada em Letras Português e Espanhol (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui especialização em "O trabalho psicossocial no cotidiano escolar", pelas Faculdades Integradas Espírita (2008), e bacharelado em Serviço Social pela mesma instituição (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia. Atualmente, é Assistente Social na Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande-MS).

Glaucia Lima Vasconcelos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS, Campo Grande, MS

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) e Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na linha de pesquisa de Educação Ambiental. Em 2011 assumiu o cargo de Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), tendo atuado como Coordenadora de Gestão Acadêmica e Coordenadora do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFMS, Campus Campo Grande. Desde 2015 atua na Pró-Reitoria de Ensino, onde assumiu a função de Diretora de Graduação e Diretora de Educação Básica. Possui experiência na área de educação com ênfase na supervisão pedagógica, na formação continuada de docentes, na Educação Profissional e Tecnológica e em Educação Ambiental.

Icléia Albuquerque de Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998) e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), com estágio de doutorado no LADYSS (Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces)/Paris X Nanterre. Professora Associada aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora/orientadora sênior na pós-graduação, no Programa de Mestrado e  Doutorado em Ensino de Ciências (linha de Pesquisa Educação Ambiental) da UFMS. Compõe grupos de consultores das revistas: Ambiente & Educação (FURG), Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) (1518-952X), Geografar (UFPR) (1981-089X), Territorium (1647-7723). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Geografia Escolar, Disciplinas Escolares e Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: educação ambiental, geografia cultural, pantanal, meio ambiente e percepção ambiental

Suzete Castro Wiziack, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. É professora dos cursos de Licenciatura em Biologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua como professora/pesquisadora no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências, nas linhas de pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Atua nas áreas e temas: Ensino de Biologia, Educação Ambiental, Currículo e Formação de Professores. Coordena os cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências, sendo gestora do Convênio com a Universidade de Matanzas. Coordena o subprojeto de biologia (INBIO) da Residência Pedagógica da UFMS.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

Vieira, C. de F., Vasconcelos, G. L., Vargas, I. A. de, & Wiziack, S. C. (2023). Representações de Meio Ambiente em um Grupo de Docentes do IFMS. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 524-542. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a40668

Edição

Seção

Artigos