O USO DE SENSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA

Autores/as

  • Pedro Miguel Marques da Costa Universidade de Lisboa/Externato Séneca
  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21290

Resumen

A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e, como tal, também devem ser uma referência na sala de aula. Neste trabalho pretendemos estudar o impacto do uso de sensores e da calculadora gráfica em atividades de Física, no ensino secundário, em Portugal. Foi adotada a metodologia de realização de atividades laboratoriais, recorrendo ao método tradicional e ao uso do sensor e da calculadora gráfica, no sentido de verificar as diferenças na aprendizagem dos alunos, o envolvimento e a motivação em sala de aula. Primeiramente, através de uma avaliação diagnóstica, verificou-se os pré-requisitos essenciais para a realização das atividades laboratoriais e abordagem dos conteúdos, assim como o levantamento das conceções alternativas relacionadas com o tema movimento. No final, os alunos responderam a um questionário sobre o uso da tecnologia e verificou-se que se sentem muito mais motivados e interessados na aprendizagem, que as aulas se tornam diferentes e bem mais interessantes. Sendo assim, infere-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação motivam os alunos para a aprendizagem, despertam o interesse e tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo e facilitando o ensino das Ciências.

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Biografía del autor/a

Pedro Miguel Marques da Costa, Universidade de Lisboa/Externato Séneca

Professor de Física e Química, ligado às novas metodologias de ensino e inovação.

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Publicado

2018-08-22

Cómo citar

Marques da Costa, P. M., & Rocha, M. B. (2018). O USO DE SENSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA. Ensino, Saude E Ambiente, 11(2). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21290

Número

Sección

Artigos

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