Práticas Pedagógicas na Formação de Licenciadas em Ciências Naturais e Educação Ambiental com sentido do humano
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51439Palabras clave:
Formação de Licenciados e Licenciadas., Práticas pedagógicas., Pesquisa., Colonialidade.Resumen
Este artigo apresenta a experiência e desafios que a Prática Pedagógica e a Pesquisa enfrentam no âmbito da formação de Licenciadas em Ciências Naturais e Educação Ambiental em decorrência da Pandemia. Assim, buscam-se novos sentidos para a formação, abrem-se espaços de cooperação e constroem-se propostas alternativas, de forma consensual entre docentes e discentes, com o propósito de priorizar o cuidado com a vida, a saúde, a comunicação, o trabalho solidário e assim aprender a ensinar com o sentido do humano. A prática pedagógica pode ser assumida como espaço dialógico de integração, em diversos contextos educativos, onde as estudantes assumem com responsabilidade ambiental e ecológica o ensino das ciências naturais desde seus territórios, diferenças e diversidade cultural, conforme expresso em seus relatos dessa experiência. Enquanto as professoras se ocupam de uma tarefa comum, onde se destaca a construção coletiva apoiada no diálogo interdisciplinar, o que implica um pensamento crítico (Freire 2006) e da origem a novos entendimentos sobre a formação, as ciências e a pedagogia, no âmbito da Educação Científica. Por sua vez, a formação investigativa das estudantes de graduação está voltada para a pesquisa documental, o que lhes permite abordar o campo emergente da educação em ciências com um sentido do humano: contexto, diferença e diversidade cultural, em coerência com o propósito de formação de educadoras reflexivas, pesquisadores e críticas. Assim, as aprendizagens, reflexões e anseios de professores e estudantes que participam desta experiência, ainda em curso, alcançam resultados associados tanto à formação como à identidade profissional das futuras educadoras que reforçam a sua capacidade de crítica, criatividade, cooperação e mudança.
Descargas
Citas
ALIMONDA, H. (org). La Naturaleza colonizada. Ecología política y minería en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2011
ANDRÉ, C. A prática da pesquisa e mapeamento informacional bibliográfico apoiados por recursos tecnológicos: impactos na formação de professores. Tese doutoral. Faculdade de Educação Universidade de São Paulo, 2009.
BARRIOS, A. La tensión disciplinar entre pedagogía y ciencias naturales en la formación de Licenciados: caso Universidad de Nariño. Tesis Doctoral. Popayan, Colombia: Universidad del Cauca, Rudecolombia, 2014.
Consejo de la Facultad de Educación. (2014). Reglamento de Práctica Pedagógica Integral e Investigativa. San Juan de Pasto: Universidad de Nariño.
CORCHUELO, M. Un Giro en la educación en Ingeniería. Tesis Doctoral. Popayán, Colombia: Universidad del Cauca, Rudecolombia, 2007.
CREMADES, A. Revisión bibliográfica sobre estamentos educativos y diferencias culturales en Web of Science (ISI). Exedra, Número temático Estamentos Educativos y Diferencias Culturales del Alumnado: diseño de actividades para el fomento de la socialización (EEDCA), p. 105-121, 2011.
FALS BORDA, O. Ciencia propia y colonialismo intelectual. Bogotá: Carlos Valencia Editores, 1981.
FREIRE, P. La Educación como Práctica de la Libertad. Uruguay: Edit. Tierra Nueva, 1971.
_________Cartas à guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2a ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
_________Política y educación. México: Siglo XXI, 1997.
_________Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa. México: Siglo XXI Editores, 2002.
_________ Pedagogía del oprimido. México: Siglo XXI, 2006.
GUIDO, J. Indio Solari: cuando en 1986 anticipó el viaje de los millonarios al espacio. Disponible en https://www.agenciapacourondo.com.ar/debates/indio-solari-cuando-en-1986-anticipo-el-viaje-de-los-millonarios-al-espacio
DUBOIS, A. La propuesta aLternativa desde el enfoque de las capacidades conceptos y marco
de análisis. In: Idigoras, María Oianguren (directora): Territorios en conflicto: claves para la construcción de alternativas de vida, Gernika-Luno: Red Gernika, 2020.
MOLINA-ANDRADE, A. Seminario Mapeamiento informacional Bibliográfico. San Juan de Pasto: Universidad Mariana, 2018.
RUFINO, L.; RENAUD, D.; SÁNCHEZ, C. Educação Ambiental Desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana De Educação Ambiental, v 7, p. 1-11, 2020.
SÁNCHEZ, C.; RIBEIRO, T. Ciência como histórias do mundo: dilemas e dicotomias nas aulas de ciências para pedagogia. Ensino, Saude e Ambiente, v. 5, n. 1, 2012.
SVAMPA, M. Consenso de los Commodities y lenguajes de valoración en América Latina. Nuso, Nº 244, 2013.
VALDERRAMA-PÉREZ, D; EL-HANI, C.; MOLINA ANDRADE, A. Diálogos entre distintas formas de conocimiento en el aula de ciencias: reflexiones teóricas y metodológicas. In: Molina-Andrade, Adela (editora). Investigación y formación de profesores de ciencias: Diálogos de perspectivas Latinoamericanas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2020.
VENEGAS-SEGURA, ANDRÉS ARTURO. Aproximación interpretativa a la narración sobre la naturaleza de cuatro niños y niñas. In: MOLINA-ANDRADE, A. (compiladora): Perspectivas epistemológicas, culturales y didácticas en Educación en Ciencias y la formación de profesores: Avances de investigación. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.