O exercício do estudar nos cursinhos destinados aos concursos públicos

Autores

  • Leonardo Del Puppo Luz UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Estudar, Produção de Subjetividade, Poder-Saber, Concursos Públicos

Resumo

O artigo discute o processo de produção da subjetividade contemporânea elaborado sobre o Estudar em alunos de cursinhos destinados aos concursos públicos. Procura-se discutir as tecnologias de poder, sobretudo na relação saber-poder, engendradas nestes “ambientes educacionais”, já que tais construções sobre o Estudar produzem e perpetuam a manifestação de conceitos absolutos e verdadeiros de se pensar o estudo por meio de técnicas e procedimentos de funcionamentos ideais e idealizados. Busca-se problematizar este modelo homogêneo baseado no tecnicismo do estudar e nas falas sobre o verdadeiro visando colocar em análise o estereótipo do “fracasso” atrelado aos alunos vinculados a estes locais.

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Biografia do Autor

Leonardo Del Puppo Luz, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduado no curso de Transdisciplinaridade e Clínica, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES e Servidor de carreira do Ministério Público do Trabalho.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

LUZ, L. D. P. O exercício do estudar nos cursinhos destinados aos concursos públicos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 285-304, 4 out. 2008.

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