O exercício do estudar nos cursinhos destinados aos concursos públicos

Autores

  • Leonardo Del Puppo Luz UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Estudar, Produção de Subjetividade, Poder-Saber, Concursos Públicos

Resumo

O artigo discute o processo de produção da subjetividade contemporânea elaborado sobre o Estudar em alunos de cursinhos destinados aos concursos públicos. Procura-se discutir as tecnologias de poder, sobretudo na relação saber-poder, engendradas nestes “ambientes educacionais”, já que tais construções sobre o Estudar produzem e perpetuam a manifestação de conceitos absolutos e verdadeiros de se pensar o estudo por meio de técnicas e procedimentos de funcionamentos ideais e idealizados. Busca-se problematizar este modelo homogêneo baseado no tecnicismo do estudar e nas falas sobre o verdadeiro visando colocar em análise o estereótipo do “fracasso” atrelado aos alunos vinculados a estes locais.

Downloads

Biografia do Autor

  • Leonardo Del Puppo Luz, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
    Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduado no curso de Transdisciplinaridade e Clínica, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES e Servidor de carreira do Ministério Público do Trabalho.

Publicado

2008-10-04

Como Citar

O exercício do estudar nos cursinhos destinados aos concursos públicos. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 20, n. 1, p. 285–304, 2008. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/4689. Acesso em: 2 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 591

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)