Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança

Autores

  • Viviane Neves Legnani UnB

Palavras-chave:

TDA/H, psicanálise, avaliação diagnóstica

Resumo

Neste artigo discute-se a avaliação diagnóstica de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O discurso médico aponta a etiologia desse quadro como endógena e orgânica e, para efeito de diagnóstico, utiliza os critérios descritivos do DSM IV. A partir de um Estudo de Caso e, mediante a apresentação de fundamentos teóricos da psicanálise, o texto aqui apresentado propõe que o TDA/H é uma problemática nas funções da atenção, linguagem e motricidade, as quais estão articuladas e dependem da posição subjetiva do sujeito. Nessa visão, o TDA/H pode ser pensado como um sintoma que se endereça, como uma mensagem, ao Outro.

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Biografia do Autor

Viviane Neves Legnani, UnB

Psicologa, psicanalista.  Professora Adjunta da Universidade de Brasilia- Faculdade de Educação. Departamento de Teorias  e Fundamentos.

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Publicado

2012-09-04

Como Citar

LEGNANI, V. N. Efeitos imaginários do diagnóstico de TDA/H na subjetividade da criança. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 2, p. 307-322, 4 set. 2012.

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