Análise cinematográfica do filme “O Fantasma da Ópera” segundo a psicologia junguiana

Autores

  • Kátia Ovídia José Souza Fiocruz

Palavras-chave:

psicologia analítica, arquétipo, anima e animus, complexo paterno

Resumo

Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o filme “O Fantasma da Ópera (2004)” de Joel Schumacher, com a aplicação de conceitos junguianos. Buscamos compreender o filme seguindo o modelo interpretativo proposto por Franz, que é utilizado em contos de fada. Aplicamos categorias junguianas à narrativa cinematográfica, sendo a trama principal um exemplo da dificuldade da heroína do filme com o masculino, isso é a consequência dos aspectos não integrados em sua sombra: ou seja, uma identificação feminina que a coloque como mulher e não apenas como filha, menina, puela. Os aspectos não integrados dizem respeito à sua sexualidade feminina, sua anima. O complexo a possui, ele favorece que aspectos de sua feminilidade não sejam integrados ao ego.

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Biografia do Autor

Kátia Ovídia José Souza, Fiocruz

Kátia Ovídia José de Souza

Psicóloga. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pós- Graduada em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

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Publicado

2013-04-30

Como Citar

SOUZA, K. O. J. Análise cinematográfica do filme “O Fantasma da Ópera” segundo a psicologia junguiana. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 1, p. 177-188, 30 abr. 2013.

Edição

Seção

Artigos