Análise cinematográfica do filme “O Fantasma da Ópera” segundo a psicologia junguiana

Autores/as

  • Kátia Ovídia José Souza Fiocruz

Palabras clave:

psicologia analítica, arquétipo, anima e animus, complexo paterno

Resumen

Este trabalho pretende estabelecer um diálogo entre o filme “O Fantasma da Ópera (2004)” de Joel Schumacher, com a aplicação de conceitos junguianos. Buscamos compreender o filme seguindo o modelo interpretativo proposto por Franz, que é utilizado em contos de fada. Aplicamos categorias junguianas à narrativa cinematográfica, sendo a trama principal um exemplo da dificuldade da heroína do filme com o masculino, isso é a consequência dos aspectos não integrados em sua sombra: ou seja, uma identificação feminina que a coloque como mulher e não apenas como filha, menina, puela. Os aspectos não integrados dizem respeito à sua sexualidade feminina, sua anima. O complexo a possui, ele favorece que aspectos de sua feminilidade não sejam integrados ao ego.

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Biografía del autor/a

Kátia Ovídia José Souza, Fiocruz

Kátia Ovídia José de Souza

Psicóloga. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pós- Graduada em Teoria e Prática Junguiana pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

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Publicado

2013-04-30

Cómo citar

SOUZA, K. O. J. Análise cinematográfica do filme “O Fantasma da Ópera” segundo a psicologia junguiana. Fractal: Revista de Psicologia, v. 25, n. 1, p. 177-188, 30 abr. 2013.

Número

Sección

Artículos