Avaliação da compreensão de leitura pelo Sistema Orientado de Cloze (SOC)

Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Jaqueline Bonassi, Anelise Silva Dias, Nayane Martoni Piovezan, Diego Vinícius da Silva

Resumo


O Sistema Orientado de Cloze (SOC) é um procedimento que adequa textos em função do seu nível de dificuldade para avaliar a compreensão de leitura. Este estudo avaliou a compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 331 alunos de 6º ao 9º ano, 51,7% do gênero feminino. Foram utilizados três textos nos quais foi aplicado o SOC, com critérios de omissões diferentes. Os alunos responderam aos instrumentos de forma coletiva em duas sessões. Os resultados evidenciaram diferença significativa para gênero e ano de escolaridade onde as meninas e os alunos de nível escolar mais elevado tiveram desempenho melhor. Foram encontradas correlações de magnitudes moderadas e altamente significativas entre as provas, o que indicou relação entre os diferentes tipos de prova.

Palavras-chave


leitura; Cloze; ensino fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


BORMUTH, J. R. Cloze Test readability: criterion references scores. Journal of Education Measurement, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 189-196, 1968.

BRAGA, R. M.; SILVESTRE, M. F. B. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Petrópolis, 2002.

CARVALHO, M. R. Estratégias metacognitivas de leitura utilizadas de 2ª a 4ª série do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado)__Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2006.

CAPARROTTI, N. B. Prova de compreensão em leitura: evidências de validade. 2005. Dissertação (Mestrado)__Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2005.

CHANCE, L. Use cloze encounters of the readability kind for secondary school students. Journal of Reading, [S.l.], v. 29, n. 8, p. 690-693, 1985.

COLETI, B. M. Compreensão em leitura e desempenho escolar no ensino fundamental II. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo, 2006.

GRIFFITH, P. L.; RUAN, J. What is metacognition and what should be its role in literacy instruction? In: ISRAEL, S. E. et al. (Ed.). Metacognition in literacy learning: theory, assessment, instruction and professional development. Philadelphia: Lawrence Erlbaum, 2009. p. 3-18.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Qualidade da educação: uma nova leitura do desempenho dos estudantes de 8ª série do Ensino Fundamental. dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2006.

JOLY, M. C. R. A. Sistema Orientado do Cloze. 2006. Relatório de pesquisa apresentado à Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo.

JOLY, M. C. R. A. The validity of Cloze Oriented System (COS): a correlation study with an electronic comprehension test and a reading attitude survey. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 11, número especial, p. 49-58, 2007.

JOLY, M. C. R. A. Estudos com o Sistema Orientado de Cloze para o ensino Fundamental. In: SANTOS, A. A. A.; BUCHOVITCH, E.; OLIVEIRA, K. L. (Ed.). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009a. p. 119-144.

JOLY, M. C. R. A. Avaliação da compreensão em leitura pelo Sistema Orientado de Cloze. Revista Mexicana de Orientação Educativa, [S.l.], v. 17, p. 1-8, jan./jun. 2009b.

JOLY, M. C. R. A. Decodificação e compreensão em leitura: estudo correlacional com crianças. Sonhar, Braga, v. 5, p. 101-126, 2010.

JOLY, M. C. R. A.; ISTOME, A. C. Compreensão em Leitura e Capacidade Cognitiva: Estudo de Validade do Teste Cloze Básico – MAR. Psic: Revista de Psicologia da Vetor Editora, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 219-228, dez. 2008.

JOLY, M. C. R. A.; LOMÔNACO, J. F. B. Avaliando a compreensão em leitura no ensino fundamental: compreensão entre o meio eletrônico e o impresso. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 53, n. 119, p. 131-147, dez. 2003.

JOLY, M. C. R. A.; NICOLAU, A. F. Avaliação de compreensão em leitura usando cloze na 4ª série. Temas sobre Desenvolvimento, [S.l.], v. 14, n. 83-84, p. 14-19, 2005.

OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de leitura em alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental. Psicologia Escolar Educacional, Campinas, v. 11, n. 1, p. 41-49, jan./jun. 2007.

OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental. Paidéia, São Paulo, v. 18, n. 41, p. 531-540, set./dez. 2008.

OLIVEIRA, K. L.; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. (Ed.). Técnica de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. In: ______. Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009. p. 47-76.

PINTO, Z. A. O menino maluquinho. São Paulo: Abril, 1980.

PINTO, Z. A. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 1986.

PIOVEZAN, N. M.; CASTRO, A., N. R. Compreensão e estratégias de leitura no ensino fundamental. Psic: Revista de Psicologia da Vetor Editora, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 53-62, jun. 2008.

RANDI, J.; GRIGORENKO, E. L.; STERNBERG, R. J. Revisiting definitions of reading comprehension: just what is reading comprehension anyway? In: ISRAEL, S. E. et al. (Ed.). Metacognition in literacy learning: theory, assessment, instruction and professional development. Philadelphia: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 19-39.

SALVIA, J.; YSSELDYKE, J. Avaliação em Educação Especial e Corretiva. São Paulo: Manole, 1991.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Artmed: Porto Alegre, 1998.

SANTOS, A. A. A. O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura. Interação em Psicologia, Paraná, v. 8, n. 2, p. 217-226, jul./dez. 2004.

TAYLOR, W. I. Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, [S.l.], v. 30, p. 415-433, 1953.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Creative Commons License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

Apoio:



Indexadores:



Arquivamento:



Facebook: