A psicologia histórico-cultural em diálogo: a trajetória de pesquisa do GEPSA

Autores

  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Costa Dominici Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

psicologia histórico-cultural, GEPSA, crianças, eventos de letramentos

Resumo

Neste texto apresentamos o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-cultural na Sala de Aula (GEPSA), que tem comoobjetivos desenvolver ensino, pesquisa e extensão sobre linguagem, discurso, cognição social, cultura e inclusão na sala de aula.Em busca de uma abordagem teórico-metodológica coerente com os pressupostos da psicologia histórico-cultural, estabelecemosum diálogo com a etnografia interacional. Apresentamos aqui uma investigação conduzida em uma turma com crianças de cincoanos de idade de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, Brasil. O evento de letramento que analisamosfoi denominado “O que tem no meio do mar, do céu, do rio e do sol”. A análise desse evento nos possibilitou evidenciar como ascrianças trazem para a escola o que sabem das palavras, quantas coisas conhecem sobre esses conceitos, porém pela mediaçãoda escola podem constituir novas identidades, novos conhecimentos de si e do mundo.

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Biografia do Autor

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2005) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Organização do trabalho pedagógico, Avaliação de Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, ensino fundamental, etnografia.

Isabela Costa Dominici, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) que está vinculado ao Laboratório de Psicologia da Educação Helena Antipoff da FaE/UFMG (LAPED) e à Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG. Psicopedagoga pela Universidade FUMEC e Pedagoga pela UFMG.

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Publicado

2015-01-31

Como Citar

GOMES, M. DE F. C.; NEVES, V. F. A.; DOMINICI, I. C. A psicologia histórico-cultural em diálogo: a trajetória de pesquisa do GEPSA. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 44-49, 31 jan. 2015.