Cultural-Historical Psychology in dialogue: the trajectory of GEPSA’s research

Authors

  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Costa Dominici Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Cultural-Historical Psychology, GEPSA, children, literacy events

Abstract

This text introduces the Cultural-Historical Psychology Classroom Research Group (GEPSA) that has as goals to study language,discourse, social cognition, culture and inclusion within classrooms. We link Cultural-Historical Psychology and InteractionalEthnography searching for a theorical and methodological coherence to conduct our researches. We present an investigationwithin a six-child classroom in Belo Horizonte, Brazil. We analyzea literacy event called “What is in the middle of the ocean,heaven, river and sun”. The analysis demonstrates how children bring to school what they know about the words and its concepts.Through school mediation, children can constitute new identities, and new knowledge about themselves and the world.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação - UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2005) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Organização do trabalho pedagógico, Avaliação de Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, ensino fundamental, etnografia.

Isabela Costa Dominici, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa de Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) que está vinculado ao Laboratório de Psicologia da Educação Helena Antipoff da FaE/UFMG (LAPED) e à Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação da FaE/UFMG. Psicopedagoga pela Universidade FUMEC e Pedagoga pela UFMG.

References

AFONSO, M. L. Gênero e processo de socialização em creches comunitárias. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 93, p. 12-21, maio 1995.

AGAR, M. Language Shock: understanding the culture of conversation. New York: Harper Collins, 1996.

BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-270.

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. S. (Org.). Ler e escrever na educação infantil. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação Infantil. Resolução do CNE/CEB

Nº 5, de 17 de dezembro de 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Currículo em

Movimento. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica,

b.

CAMPOS, M. M. Ensino Fundamental e os desafios da Lei

274/2006. Anos Iniciais do Ensino Fundamental - TV

Escola/ Salto para o Futuro, Brasília, ano XIX, n. 12, p. 10-16,

set. 2009.

CASTANHEIRA, M. L. et al. Interactional Ethnography: an

approach to studying the social construction of literate practices.

Linguistics and Education, [S.l.], v. 11, n. 4, p. 353-400, 2001.

CASTANHEIRA, M. L.; NEVES, V. F. A.; GOUVÊA, M. C.

S. Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame

das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de

educação infantil. Cadernos. CEDES, Campinas, v. 33, n. 89,

jan./abr. 2013.

CORSARO, W. The Sociology of childhood. 2nd ed. London:

Sage, 2005.

CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas

mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DOMINICI, I. A educação infantil e os eventos de letramentos

em uma turma de 5 anos. Dissertação (Mestrado)__Faculdade

de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais., Belo

Horizonte, 2014.

GOMES, M. F. C.; NEVES, V. F. A.; OLIVEIRA, L. S.

Aproximações entre a Psicologia Histórico-cultural e a

Etnografia Interacional. Juiz de Fora: UFJF, 2012.

GUMPERZ, J. J. Convenções de contextualização. In:

RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Org.). Sociolinguística

Interacional. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2002. p. 149-182.

HEATH, S. B. Ways with words: language, life, and work in

communities and classrooms. New York: Cambridge University

Press, 1983.

KRAMER, S. O papel da Educação Infantil na formação do

leitor: descompassos entre as políticas, as práticas e a produção

acadêmica. In: FRADE, I. C. A. et al.(Org.). Convergências e

tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo

Horizonte: Autêntica. 2010. p. 111-133.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do

improvável. São Paulo: Ática, 1997.

NEVES, V. F. A.; GOUVÊA, M. C. S.; CASTANHEIRA, M.

L. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental:

tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.

, n. 1, p. 121-140, jan./abr. 2011.

PACKER, M. J.; GOICOECHEA, J. Sociocultural an

Constructivist Theories of Learning: Ontology, just not

Epistemology. Educational Phychologist, v. 35, n. 94, p. 227-

, 2000.

PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação &

Sociedade, Campinas, v. 21, n. 71, p. 45-78, jul. 2000.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: Traduções

de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores

Associados, 2012.

SARMENTO, M. Sociologia da Infância: correntes e

confluências. In: SARMENTO, M.; GOUVÊA, M. C. S. (Org.).

Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2008. p. 17-39.

SHERY, K. Sou a maior coisa que há no mar. São Paulo:

Rocco, 2010.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge:

Cambridge University Press, 1984.

STRIKE, K. A. On the expressive potential of behaviorist

language. American Educational Research Journal, v. 11, n. 2,

p. 103-120, 1974.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas (1983). Madrid:

Aprendizage, 1995. v. 3.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas (1934). Madrid:

Aprendizage, 1993. v. 2.

Published

2015-01-31

How to Cite

GOMES, M. DE F. C.; NEVES, V. F. A.; DOMINICI, I. C. Cultural-Historical Psychology in dialogue: the trajectory of GEPSA’s research. Fractal: Journal of Psychology, v. 27, n. 1, p. 44-49, 31 Jan. 2015.