Algumas experiências profissionais acerca da construção do diagnóstico do TDAH

Autores

  • Rosana Vera de Oliveira Schicotti Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

TDAH, disciplinamento, infância, juventude, pós-modernidade

Resumo

Este artigo versa sobre experiências profissionais ocorridas entre 2005 e 2009 e tem como tema a construção do diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). As práticas exercidas por uma orientadora educacional e psicóloga e por um professor produziram questionamentos derivados de referenciais histórico-críticos os quais constataram que o diagnóstico do TDAH pode estar ocupando o lugar de diversas ausências e conflitos na contemporaneidade, tais como a dificuldade de lidar com a diversidade dos diferentes modos de existência e a de estabelecer interditos e valores morais para nortear a convivência com toda a multiplicidade humana.

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Biografia do Autor

Rosana Vera de Oliveira Schicotti, Universidade do Oeste Paulista

Psicóloga, possui Doutorado em Psicologia pela UNESP-ASSIS (2013), mestrado e graduação pela mesma instituição. Tem experiência como psicóloga e docente no ensino superior, com enfoque em contextos educacionais e de desenvolvimento humano. Atua como docente na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), trabalha como psicóloga na Prefeitura Municipal de Martinópolis e já trabalhou como Orientadora Educacional na Educacão Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

2016-04-17

Como Citar

SCHICOTTI, R. V. DE O. Algumas experiências profissionais acerca da construção do diagnóstico do TDAH. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 55-62, 17 abr. 2016.

Edição

Seção

Artigos