A lógica pastoral na prática docente
Mots-clés :
poder pastoral, escola, prática docenteRésumé
O presente texto apresenta uma pesquisa conceitual e o seu diálogo com as práticas cotidianas da escola, tendo como foco a lógica pastoral na prática docente. Como trabalho de campo foi realizado um curso de extensão para trabalhadores da escola e estudantes de formação de professores, tendo como tema “crises e conflitos na escola”. Ferramentas conceituais foram apresentadas, atividades plásticas realizadas e debates provocados, abordando o poder pastoral e a produção subjetiva construída na sociedade liberal tendo como foco o trabalho docente. Em contraste com a realidade atual emergiu na fala dos professores a força coativa de personagens romanceados que produzem uma certa identidade de professora. As cenas apresentadas pelos participantes desta experiência de pesquisa deixam claros atravessamentos no cotidiano escolar das políticas e dos projetos pedagógicos em curso, bem como a importância de construir espaços coletivos para pensar os sentidos do fazer pedagógico na escola.Téléchargements
Références
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
FOUCAULT, M. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
ZIRALDO. Uma professora muito maluquinha. 16. ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.