A lógica pastoral na prática docente

Auteurs-es

  • Estela Scheinvar Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Rebecca Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrick Coutinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

poder pastoral, escola, prática docente

Résumé

O presente texto apresenta uma pesquisa conceitual e o seu diálogo com as práticas cotidianas da escola, tendo como foco a lógica pastoral na prática docente. Como trabalho de campo foi realizado um curso de extensão para trabalhadores da escola e estudantes de formação de professores, tendo como tema “crises e conflitos na escola”. Ferramentas conceituais foram apresentadas, atividades plásticas realizadas e debates provocados, abordando o poder pastoral e a produção subjetiva construída na sociedade liberal tendo como foco o trabalho docente. Em contraste com a realidade atual emergiu na fala dos professores a força coativa de personagens romanceados que produzem uma certa identidade de professora. As cenas apresentadas pelos participantes desta experiência de pesquisa deixam claros atravessamentos no cotidiano escolar das políticas e dos projetos pedagógicos em curso, bem como a importância de construir espaços coletivos para pensar os sentidos do fazer pedagógico na escola.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Estela Scheinvar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Socióloga do Serviço de Psicologia Aplicada, UFF. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Rebecca Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em História. Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Patrick Coutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em História. Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Références

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 1.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

FOUCAULT, M. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SENNETT, R. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

ZIRALDO. Uma professora muito maluquinha. 16. ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1995.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-12

Comment citer

SCHEINVAR, E.; MEDEIROS, R.; COUTINHO, P. A lógica pastoral na prática docente. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 3, p. 370-378, 12 févr. 2017.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s