A lógica pastoral na prática docente

Autores

  • Estela Scheinvar Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Rebecca Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrick Coutinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

poder pastoral, escola, prática docente

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa conceitual e o seu diálogo com as práticas cotidianas da escola, tendo como foco a lógica pastoral na prática docente. Como trabalho de campo foi realizado um curso de extensão para trabalhadores da escola e estudantes de formação de professores, tendo como tema “crises e conflitos na escola”. Ferramentas conceituais foram apresentadas, atividades plásticas realizadas e debates provocados, abordando o poder pastoral e a produção subjetiva construída na sociedade liberal tendo como foco o trabalho docente. Em contraste com a realidade atual emergiu na fala dos professores a força coativa de personagens romanceados que produzem uma certa identidade de professora. As cenas apresentadas pelos participantes desta experiência de pesquisa deixam claros atravessamentos no cotidiano escolar das políticas e dos projetos pedagógicos em curso, bem como a importância de construir espaços coletivos para pensar os sentidos do fazer pedagógico na escola.

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Biografia do Autor

  • Estela Scheinvar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ - Brasil / Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
    Socióloga do Serviço de Psicologia Aplicada, UFF. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Faculdade de Formação de Professores, UERJ
  • Rebecca Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Graduanda em História. Faculdade de Formação de Professores, UERJ
  • Patrick Coutinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Graduando em História. Faculdade de Formação de Professores, UERJ

Referências

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Publicado

2017-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A lógica pastoral na prática docente. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, Brasil, v. 28, n. 3, p. 370–378, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5147. Acesso em: 13 ago. 2025.