O abrigamento e as redes de proteção à infância e a juventude
Palabras clave:
políticas públicas, redes de proteção, abrigamentoResumen
A partir de uma pesquisa acerca de produções acadêmicas referentes à temática abrigamento, objetivando cartografar subjetividades construídas dentro de abrigos, analisamos textos (livros, artigos, dissertações e teses), no período de 2000 a 2008 referentes a essa temática. Debruçamo-nos sobre esse material com a finalidade de dar visibilidade aos discursos/práticas que estão sendo produzidos, traçando um breve histórico das medidas de assistência e proteção à infância e à juventude brasileiras. A partir do conteúdo dos textos foram levantadas diferentes categorias de análise, porém aqui estamos priorizando os debates relativos a uma delas: “Rede de Assistência ao Abrigo”. Tomando o referencial da Análise do Discurso, o presente artigo problematiza as redes de proteção das políticas públicas de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Constatamos que, grande parte dos textos estudados mencionava a fragilidade das redes de proteção como responsáveis pela permanência de crianças e adolescentes em abrigos.
.
Palavras-chaves: políticas públicas. Redes de proteção. Abrigamento.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.