A Imagem do Hiato: Budapeste e a fotografia

Autores/as

  • Renato Cury Tardivo

Palabras clave:

Psicologia da Arte, Budapeste, Fotografia, Chico Buarque, Fenomenologia.

Resumen

Este artigo propõe uma análise comparativa entre o romance Budapeste, de Chico Buarque, e a linguagem da fotografia. Inserido no âmbito interdisciplinar da Psicologia da Arte, vale-se de referenciais de crítica literária, estética, fenomenologia e psicanálise, a fim de analisar em que medida Budapeste e a fotografia correspondem-se. A partir da leitura do romance, levantamos algumas questões que, em seguida, procuramos problematizar e ampliar, articulando-as a elementos pertencentes à linguagem fotográfica. Tanto no romance analisado quanto na linguagem da fotografia, parece haver uma espécie de duplo movimento segundo o qual a realidade revela e é revelada.

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Publicado

2011-01-03

Cómo citar

TARDIVO, R. C. A Imagem do Hiato: Budapeste e a fotografia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 22, n. 3, p. 513-524, 3 ene. 2011.

Número

Sección

Artículos

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