A presença de Nietzsche no projeto linguístico de Deleuze e Guattari
Palabras clave:
moral, experiência trágica, linguagem, devir-menorResumen
O presente artigo busca fundamentar a presença da concepção de linguagem de Nietzsche no projeto linguístico de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A genealogia nietzschiana propõe a superação das denominações morais afirmando o elemento dionisíaco da vida ao corporificar o devir trágico da linguagem através da figura de Zaratustra. Apropriando-se desse elogio de Nietzsche às metamorfoses do humano, Deleuze e Guattari combatem a dicotomia estrutural da linguística clássica aproximando a linguagem de uma máquina abstrata cujo funcionamento é devedor de um devir minoritário responsável pelos processos da língua.
Descargas
Citas
ALMEIDA, J. Estudos deleuzeanos da linguagem. Campinas: Unicamp, 2003.
BLONDEL, E. As aspas de Nietzsche: filologia e genealogia (1972). In: MARTON, S. (Org.). Nietzsche hoje?. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 110-139.
DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia (1962). Rio de Janeiro, Editora Rio, 1976.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor (1975). Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. 20 de Novembro de 1923 - Postulados da Linguística (1980). In: ______. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1995. v. 2, p. 11-60.
GIACOIA JUNIOR, O. Nietzsche como psicólogo. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.
NIETZSCHE, F. Gaia Ciência (1881). Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2002.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra (1883). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral (1887). Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, F. A vontade de poder (1881-1888). Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.