A Ciência de Freud: introdução ao problema da cientificidade da psicanálise
Parole chiave:
Psicanálise, Ciência, Epistemologia, Pesquisa científica – psicanáliseAbstract
O artigo apresenta primeiramente a concepção de Freud do que seria a Ciência e em que constituiria a atividade cientifica, a partir de textos freudianos nos quais ele trabalha diretamente esse tema, introduzindo as noções de Naturwissenchaft e Geistwissenchaft para contextualizar a discussão sobre a cientificidade da Psicanálise à época de Freud. A partir dessa abordagem confronta-se a Ciência, tal qual entendida por Freud, com as concepções de Popper e Bachelard, bem como com diferentes posicionamentos de autores psicanalíticos, para mostrar como a compreensão do que seja a Ciência determina o posicionamento de cada autor quanto à relação entre esta e a Psicanálise.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.