Ensino de línguas como palco de políticas linguísticas
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.66259.enPalavras-chave:
.Resumo
.
Downloads
Referências
AMMON, Ulrich. Die Stellung der deutschen Sprache in der Welt. Berlin; Boston: De Gruyter, 2018.
CALVET, Louis-Jean. Language policies. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean-Baptiste. Defense of Glotopolitics. In: SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva; LAGARES, Xoán Carlos (ed.). Glotopolitics and language practices. Translated by Marcos Bagno. Niterói: Editora da UFF, 2021. p. XX-XX
HAUGEN, Einar. Planning in modern Norway. Anthropological Linguistics, v. 1, n. 3, 1959.
HERNIG, Marcus. Ferdinand von Richthofen. Der Erfinder der Seidenstraße. Berlin: Die andere Bibliothek, 2023.
LAGARES, Xoán. A reading of the “Defense of Glotopolitics”. In: SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva; LAGARES, Xoán Carlos (ed.). Glotopolitics and language practices. Niterói: Editora da UFF, 2021. p. XX-XX
MAAß, Kurt-Jürgen. Kultur und Außenpolitik. Handbuch für Wissenschaft und Praxis. Baden-Baden: Nomos, 2015
REINFRIED, Marcus. Geschichte des Fremdsprachenunterrichts bis 1945. In: BURWITZ-MELZER, Eva; MEHLHORN, Grit; RIEMER, Claudia; BAUSCH, Karl-Richard; KRUMM, Hans-Jürgen (ed.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen: A. Francke, 2016. p. 619-624
RODRIGUEZ, Monica Mariño; AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. The #ficaespanhol Movement: struggles and resistance. Campinas: Editora Pontes, 2024
SAVEDRA, Mônica Maria Guimaraes; PUPP-SPINASSÉ, Karen. Contact studies in Sociolinguistics WG. Revista da Anpoll, v. 52, n. esp., p. 103-117, 2021
SHOHAMY, Elena. Language policy: hidden agendas and new approaches. London: Routledge, 2006.
SOUZA, Marina Mello de Menezes Felix de; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva. Política linguística e política pública: uma proposta de interseção teórica. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, [S. l.], v. 23, n. 38, 2016.
SPOLSKY, Bernard. Language practices, ideology and beliefs. And management and planning. In: SPOLSKY, Bernard. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 1-15.
VÉLEZ LÉON, Paulo. On the notion, meaning and importance of the Toledo School. Disputation. Philosophical Research Bulletin. v. 6, n. 7, p. 537-579, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gragoatá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.