Ensino de línguas como palco de políticas linguísticas

Autores

  • Ebal Sant'Anna Bolacio Filho Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Niterói, RJ, Brasil.
  • Paul Voerkel Hochschule Schmalkalden, Dezernat 1, Schmalkalden, Thüringen, Alemanha.

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.66259.en

Palavras-chave:

.

Resumo

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMMON, Ulrich. Die Stellung der deutschen Sprache in der Welt. Berlin; Boston: De Gruyter, 2018.

CALVET, Louis-Jean. Language policies. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean-Baptiste. Defense of Glotopolitics. In: SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva; LAGARES, Xoán Carlos (ed.). Glotopolitics and language practices. Translated by Marcos Bagno. Niterói: Editora da UFF, 2021. p. XX-XX

HAUGEN, Einar. Planning in modern Norway. Anthropological Linguistics, v. 1, n. 3, 1959.

HERNIG, Marcus. Ferdinand von Richthofen. Der Erfinder der Seidenstraße. Berlin: Die andere Bibliothek, 2023.

LAGARES, Xoán. A reading of the “Defense of Glotopolitics”. In: SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva; LAGARES, Xoán Carlos (ed.). Glotopolitics and language practices. Niterói: Editora da UFF, 2021. p. XX-XX

MAAß, Kurt-Jürgen. Kultur und Außenpolitik. Handbuch für Wissenschaft und Praxis. Baden-Baden: Nomos, 2015

REINFRIED, Marcus. Geschichte des Fremdsprachenunterrichts bis 1945. In: BURWITZ-MELZER, Eva; MEHLHORN, Grit; RIEMER, Claudia; BAUSCH, Karl-Richard; KRUMM, Hans-Jürgen (ed.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. Tübingen: A. Francke, 2016. p. 619-624

RODRIGUEZ, Monica Mariño; AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva. The #ficaespanhol Movement: struggles and resistance. Campinas: Editora Pontes, 2024

SAVEDRA, Mônica Maria Guimaraes; PUPP-SPINASSÉ, Karen. Contact studies in Sociolinguistics WG. Revista da Anpoll, v. 52, n. esp., p. 103-117, 2021

SHOHAMY, Elena. Language policy: hidden agendas and new approaches. London: Routledge, 2006.

SOUZA, Marina Mello de Menezes Felix de; PEREIRA, Telma Cristina de Almeida Silva. Política linguística e política pública: uma proposta de interseção teórica. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, [S. l.], v. 23, n. 38, 2016.

SPOLSKY, Bernard. Language practices, ideology and beliefs. And management and planning. In: SPOLSKY, Bernard. Language policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 1-15.

VÉLEZ LÉON, Paulo. On the notion, meaning and importance of the Toledo School. Disputation. Philosophical Research Bulletin. v. 6, n. 7, p. 537-579, 2017.

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Bolacio Filho, E. S. ., & Voerkel, P. . (2025). Ensino de línguas como palco de políticas linguísticas. Gragoatá, 30(66), e66259. https://doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.66259.en

Edição

Seção

(v.30, n.66) - Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas