A interpretação dos numerais na aquisição da linguagem

Autores/as

  • Mercedes Marcilese PUC-Rio
  • Marina Rosa Ana Augusto PUC-Rio / UERJ
  • Letícia Maria Sicuro Corrêa PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32925

Palabras clave:

aquisição, numerais, interpretações exatas vs aproximadas

Resumen

Este artigo aborda questões relativas à aquisição dos numerais. Diferentes perspectivas para dar conta do mapeamento entre as quantidades percebidas pela criança e os itens correspondêntes na sequência dos numerais são apresentadas. Um experimento de compreesão com crianças de 3 e 4 anos de idade, visando a avaliar o tipo de interpretação preferida para os numerias, é reportado. Os resultados são compatíveis com a ideia de que, mesmo que em certos contextos numerais possam receber leituras escalares ou aproximadas, esses itens são associados desde cedo pela criança a quantidades exatas. Essa infomação pode ser crucial para explicar o processo de aquisição desses elementos.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mercedes Marcilese, PUC-Rio

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Mestre em Letras pela PUC-RJ. Licenciada e bacharel em Letras pela Universidad Nacional del Litoral (Santa Fe – Argentina). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem

Marina Rosa Ana Augusto, PUC-Rio / UERJ

Graduada em Letras pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas, mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado em Linguística pela Unicamp. Atualmente é Professora Colaboradora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atua principalmente nos seguintes temas: ilha factiva, teoria gerativa.

Letícia Maria Sicuro Corrêa, PUC-Rio

Obteve PhD pela University of London em 1986, com tese em Psicolinguística, e desde então atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio. Coordenou o GT (Grupo de Trabalho) de Psicolinguística da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), de 1988-2002, fundou e coordena o LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem) e atuou como pesquisador visitante (CNRS) na Universidade Paris-V. Sua linha de pesquisa, Processamento e Aquisição da Linguagem, caracteriza-se por integrar teoria linguística (na perspectiva do Minimalismo) com o estudo psicolinguístico da produção e da compreensão da linguagem, e da aquisição da língua materna, na perspectiva da criança que processa a fala à sua volta. Recentemente, essa linha de pesquisa se desdobra para o estudo do Déficit Específico da Linguagem (DEL) dando origem a projetos de cunho mais aplicado, voltados para a identificação da natureza dos problemas de linguagem de crianças.

##submission.downloads##

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Marcilese, M., Augusto, M. R. A., & Corrêa, L. M. S. (2011). A interpretação dos numerais na aquisição da linguagem. Gragoatá, 16(30). https://doi.org/10.22409/gragoata.v16i30.32925

Número

Sección

Artigos de Linguagem