Fronteiras móveis na definição do corpo
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i35.32950Palabras clave:
corpo, estilo, discurso, tensãoResumen
Trataremos do sujeito discursivo, enunciador pressuposto aos enunciados por ele construídos, na medida em que esse sujeito, como estilo, é concebido a partir de um corpo, uma voz, um tom de voz e um caráter. Tal corpo será pensado especialmente como percepção, e esta, vista como semiose, será considerada emergente da relação expressão/conteúdo dos textos. Então dos textos despontará o sujeito que sente o mundo como impacto e emoção. Para isso, após uma reflexão a ser feita no âmbito da sintaxe discursiva, em que firmaremos pressupostos teóricos sobre a enunciação e o ato de fazer-ser o sentido, examinaremos as fronteiras na constituição do corpo do ator: o sujeito enunciador firmado no papel de produtor de seus textos. Tais fronteiras serão contempladas na sua mobilidade, enquanto serão trazidos à luz mecanismos que promovem o esboroamento da ilusão referencial, principalmente no que diz respeito à fusão de temporalidades do enunciado e da enunciação na constituição da categoria de pessoa. Essa mobilidade também será contemplada conforme um tempo-espaço da percepção, para o que serão examinados movimentos de abertura do espaço, de repouso do tempo e de distensão do corpo, o que se vincula à dinâmica estabelecida entre as tensões do que é contínuo e do que é descontínuo na percepção.
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