Análise discursiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ: uma proposta de resistência a um discurso institucional hegemônico

Autores

  • Fábio Sampaio de Almeida Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
  • Maria Cristina Giorgi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32972

Palavras-chave:

discurso institucional, ensino profissional e tecnológico, produção de subjetividade, relações poder/ saber

Resumo

Considerando as mudanças em curso na organização da rede federal de educação profissional e tecnológica, buscamos problematizar o papel do discurso como mecanismo de produção e manutenção de relações de saber e poder hegemônicas que engendram subjetividades de uma comunidade heterogênea como um projeto hegemônico em um documento oficial do CEFET/RJ. Nosso objetivo é identificar a construção discursiva da noção de comunidade como grupo que sustenta o discurso institucional de apoio ao projeto de transformação em Universidade Tecnológica, considerando de que modo o referido documento pode dar visibilidade à heterogeneidade que constitui uma instituição na qual coexistem os níveis médio, técnico e superior. Para tal, apresentamos uma análise discursiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ e, como referencial teórico, seguimos as propostas de uma análise do discurso enunciativa, que se orienta pelas noções de interdiscurso (MAINGUENEAU, 2005) e de dialogismo (BAKHTIN, 2000; 2004) e pelas relações entre poder, saber e subjetividade (FOUCAULT, 1987, 1996; 2004). Entendemos que nossas análises linguísticas remetem, no documento analisado, a duas reflexões relevantes. A primeira é uma valorização de saberes que relacionam a instituição a um ensino pautado na eficiência, produtividade, organização e desenvolvimento, semelhante a qualquer empresa comercial ou industrial, que prioriza principalmente atitudes necessárias no mercado de trabalho capitalista, e em lugar de formação de um trabalhador, o adestramento, a docilização de corpos que possam ser úteis ao mercado de trabalho. A segunda seria a homogeneização da comunidade como grupo que, mais do que sustentar PDI, respalda discursivamente o projeto de Universidade Tecnológica.

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Biografia do Autor

Fábio Sampaio de Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Letras, na área de Linguística, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor de Língua Espanhola do CEFET-RJ UnED Petrópolis. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Estudos do Discurso e Pragmática. Dentre seus textos publicados, temos A prática do concurso público para professores: uma seleção para o trabalho? publicado no livro Trajetórias em Enunciação e Discurso: Práticas de Formação Docente, organizado por Maria Del Carmen Daher et alii (2009).

Maria Cristina Giorgi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)

Possui graduação em Letras Habilitação Português Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), graduação em Letras Habilitação Português Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca dos ensinos Médio e Técnico e na Pós-graduação de Relações Étnico-raciais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, gênero de discurso, intertextualidade, formação docente, concurso público, ensinos médio e técnico, questões étnico- -raciais. É autora de vários artigos em periódicos, capítulos de livros e livros na área da AD, entre os quais se destaca a obra Trajetórias em enunciação e discurso:práticas de formação docente, em coautoria.

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Publicado

2013-07-06

Como Citar

Almeida, F. S. de, & Giorgi, M. C. (2013). Análise discursiva do Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ: uma proposta de resistência a um discurso institucional hegemônico. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32972