Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensamento abstrato

Autores/as

  • Aguinaldo José Gonçalves UNESP/PUC-Goiás

Palabras clave:

modulação, poesia, Mallarmé, Valéry, signo.

Resumen

O ensaio se propõe a dar continuidade a uma reflexão teórica sobre o conceito de modulação no trabalho de arte, tendo a poesia como elemento condutor. O título do texto, "Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensmento abstrato" se justifica por dois motivos. Primeiramente, porque os dois poetas franceses atuam como escolhas fundamentais para a realização daquilo que se desenvolve ao longo do trabalho; em segundo lugar, porque o conceito de modulação está intimamente ligado ao que Valéry denomina de "pensamento abstrato" num importante ensaio publicado em Variété.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aguinaldo José Gonçalves, UNESP/PUC-Goiás

Poeta, ensaísta e crítico de arte. Professor adjunto de Teoria da Poesia e de Relações homológicas entre Literatura e outros sistemas. Autor, dentre outros, dos livros Transição e permanência. Miró - João Cabral: da tela ao texto (1989), Laokoon revisitado - relações homológicas entre texto e imagem (1992) e Vermelho. Poesia (2000).

##submission.downloads##

Publicado

2016-10-08

Cómo citar

Gonçalves, A. J. (2016). Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensamento abstrato. Gragoatá, 7(12). Recuperado a partir de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33531

Número

Sección

Artigos de Literatura