Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensamento abstrato

Autores

  • Aguinaldo José Gonçalves UNESP/PUC-Goiás

Palavras-chave:

modulação, poesia, Mallarmé, Valéry, signo.

Resumo

O ensaio se propõe a dar continuidade a uma reflexão teórica sobre o conceito de modulação no trabalho de arte, tendo a poesia como elemento condutor. O título do texto, "Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensmento abstrato" se justifica por dois motivos. Primeiramente, porque os dois poetas franceses atuam como escolhas fundamentais para a realização daquilo que se desenvolve ao longo do trabalho; em segundo lugar, porque o conceito de modulação está intimamente ligado ao que Valéry denomina de "pensamento abstrato" num importante ensaio publicado em Variété.

Downloads

Biografia do Autor

Aguinaldo José Gonçalves, UNESP/PUC-Goiás

Poeta, ensaísta e crítico de arte. Professor adjunto de Teoria da Poesia e de Relações homológicas entre Literatura e outros sistemas. Autor, dentre outros, dos livros Transição e permanência. Miró - João Cabral: da tela ao texto (1989), Laokoon revisitado - relações homológicas entre texto e imagem (1992) e Vermelho. Poesia (2000).

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Gonçalves, A. J. (2016). Stéphane Mallarmé, Paul Valéry: um pensamento abstrato. Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33531

Edição

Seção

Artigos de Literatura