A ODISSEIA ESPACIAL INDIANA: INSPIRAÇÃO PARA O BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.0000/hoplos.v1i1.13211Abstract
O presente artigo objetiva analisar o andamento do Programa Espacial Brasileiro e do Programa Espacial Indiano, promovendo uma breve explanação sobre a importância dos setores espaciais para a soberania e desenvolvimento dos Estados, em especial para os países emergentes. Serão expostos os objetivos e condições atuais do programa brasileiro, assim como seus desafios orçamentários, de planejamento a longo prazo e de comprometimento estratégico. Como Brasil e Índia possuem características e desafios domésticos similares, será apresentado o histórico de desenvolvimento do programa espacial indiano, seus objetivos e resultados como uma forma de exemplificar a capacidade de países em desenvolvimento de alcançarem sua autonomia tecnológica e operacional das atividades espaciais e dos setores dela dependentes.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).