Videogames e interações: intersecções entre a comunicação e a educação, segundo a perspectiva sistêmica e a ecologias das mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.54625

Palavras-chave:

Interações sociais;, ecologia das mídias;, game studies;, videogames;, educação;

Resumo

Considerando o consumo de videogames fenômeno social relevante, neste artigo, baseado em revisão bibliográfica que constituiu um dos capítulos da tese de doutorado que buscou compreender a produção de sentidos resultantes de interações experienciadas através dos jogos de videogames, on-line e off-line, a partir de grupos focais, recorro à interseccionalidade como perspectiva metodológica para demonstrar as intersecções entre a Comunicação e a Educação, à luz da perspectiva sistêmica e da ecologia das mídias, na ótica de pensadores como Gregory Bateson, Marshall McLuhan, entre outros. Na conclusão, assinalo que nas mídias se constituem linguagens que codificam a realidade, organizando-a segundo critérios e ideologias próprios, capazes de transformar e ser transformados por seus/suas usuários/as.

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Biografia do Autor

Wagner da Silveira Bezerra, Pesquisador Independente

Doutor em Comunicação Social (PUC-Rio). Mestre em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Interações Digitais - GrID – E-mail: wagnerbezerra@cienciaearte.com;  Orcid https://orcid.org/0000-0002-9128-1332.

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

da Silveira Bezerra, W. (2023). Videogames e interações: intersecções entre a comunicação e a educação, segundo a perspectiva sistêmica e a ecologias das mídias. Mídia E Cotidiano, 17(2). https://doi.org/10.22409/rmc.v17i2.54625