Individual microentrepreneur and the concept of corporate citizenship
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46319Keywords:
MEI, Corporate citizenship, Media discourse, Subjectivity, MeritAbstract
In this article, I carry out an analysis of media and institutional discourses about the individual microentrepreneur (MEI) with the objective of thinking about the concept of corporate citizenship, constantly used in the promotion of this figure. Using a theoretical framework derived mainly from sociology and cultural studies, I reflect on the transformations of the concept of citizenship in a neoliberal scenario. Moving away from a traditional conception, according to which citizenship is thought in collective and inclusive terms, I suggest that the notion of corporate citizenship is based on individualistic values, using the notion of merit to justify its restricted access.
Downloads
References
ALVES, L. E. Governança e cidadania empresarial. RAE, 41(4), 78-86, 2001.
BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2003.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2006.
CASTELLANO, M. Vencedores e Fracassados: O imperativo do sucesso na cultura da autoajuda. Curitiba, PR: Editora Appris, 2018.
DOMINGOS, G. A. Batalhadores do Brasil. Folha de S. Paulo, p. A3. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 17 de junho de 2015.
DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população do mundo?. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2017.
EHRENBERG, A. O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. São Paulo, SP: Editora Idéias & Letras, 2010.
FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008a.
________. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal, 2008b.
________. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2019.
FREIRE FILHO, J., COELHO, M. (orgs). A promoção do capital humano: Mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.
FREIRE FILHO, J. (org.). Ser feliz hoje: Reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2010.
GAUTIÉ, J. Da invenção do desemprego à sua desconstrução. Revista MANA – Estudos de Antropologia Social. 4(2), 67-83, 1998.
GOMES, H. S. Empreendedor individual supera micro e pequenas em dois anos. Folha de S. Paulo, p. B6. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 03 de agosto de 2012.
GUTIERREZ, F. Primeiras receitas. Folha de S. Paulo, pp. EM18 - EM22. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 19 de agosto de 2012.
HACKING, I. Making Up People. In: T.L. Heller et al. (org). Reconstructing Individualism. Stanford, CA: Stanford University Press, 1985.
HOLSTON, J., APPADURAI, A. Cities and Citizenship. Public Culture, 8, 187-204, 1996.
JORGE, M. F. Desempenho tarja preta: Medicalização da vida e espírito empresarial na sociedade contemporânea. Niterói, RJ: Eduff, 2020.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1967.
PERRIN, F. Carreira solo. Folha de S. Paulo, pp. F54-F55. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 13 de dezembro de 2015.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro, RJ: Intrínseca, 2014.
PIMENTEL, J. Novo tempo com o Empreendedor Individual. Folha de S. Paulo, p. A3. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 08 de setembro de 2009.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
SEBRAE. 5 anos: Microempreendedor Individual – MEI: um fenômeno de inclusão produtiva. Brasília, DF: Sebrae, 2015.
SEBRAE. Caderno do Empreendedor - Informe publicitário. Folha de S. Paulo, pp. 1-6. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 23 de dezembro de 2009.
SOUZA, J. Ralé brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2009.
________. Os batalhadores brasileiros: Nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).