Microemprendedor individual y el concepto de ciudadanía empresarial
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46319Palabras clave:
MEI, Ciudadanía corporativa, Discurso de los medios, Subjetividad, MéritoResumen
En este artículo realizo un análisis de los discursos mediáticos e institucionales sobre el microempresario individual (MEI) con el objetivo de reflexionar sobre el concepto de ciudadanía corporativa, utilizado constantemente en la promoción de esta figura. Utilizando un marco teórico derivado principalmente de la sociología y los estudios culturales, reflexiono sobre las transformaciones del concepto de ciudadanía en un escenario neoliberal. Alejándonos de una concepción tradicional, según la cual la ciudadanía se piensa en términos colectivos e inclusivos, sugiero que la noción de ciudadanía corporativa se basa en valores individualistas, utilizando la noción de mérito para justificar su acceso restringido.
Descargas
Citas
ALVES, L. E. Governança e cidadania empresarial. RAE, 41(4), 78-86, 2001.
BARBOSA, L. Igualdade e meritocracia. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2003.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro, RJ: Editora UFRJ, 2006.
CASTELLANO, M. Vencedores e Fracassados: O imperativo do sucesso na cultura da autoajuda. Curitiba, PR: Editora Appris, 2018.
DOMINGOS, G. A. Batalhadores do Brasil. Folha de S. Paulo, p. A3. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 17 de junho de 2015.
DOWBOR, L. A era do capital improdutivo: Por que oito famílias têm mais riqueza do que metade da população do mundo?. São Paulo, SP: Autonomia Literária, 2017.
EHRENBERG, A. O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. São Paulo, SP: Editora Idéias & Letras, 2010.
FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2008a.
________. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Edições Graal, 2008b.
________. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2019.
FREIRE FILHO, J., COELHO, M. (orgs). A promoção do capital humano: Mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.
FREIRE FILHO, J. (org.). Ser feliz hoje: Reflexões sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro, RJ: Editora FGV, 2010.
GAUTIÉ, J. Da invenção do desemprego à sua desconstrução. Revista MANA – Estudos de Antropologia Social. 4(2), 67-83, 1998.
GOMES, H. S. Empreendedor individual supera micro e pequenas em dois anos. Folha de S. Paulo, p. B6. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 03 de agosto de 2012.
GUTIERREZ, F. Primeiras receitas. Folha de S. Paulo, pp. EM18 - EM22. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 19 de agosto de 2012.
HACKING, I. Making Up People. In: T.L. Heller et al. (org). Reconstructing Individualism. Stanford, CA: Stanford University Press, 1985.
HOLSTON, J., APPADURAI, A. Cities and Citizenship. Public Culture, 8, 187-204, 1996.
JORGE, M. F. Desempenho tarja preta: Medicalização da vida e espírito empresarial na sociedade contemporânea. Niterói, RJ: Eduff, 2020.
MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores, 1967.
PERRIN, F. Carreira solo. Folha de S. Paulo, pp. F54-F55. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 13 de dezembro de 2015.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro, RJ: Intrínseca, 2014.
PIMENTEL, J. Novo tempo com o Empreendedor Individual. Folha de S. Paulo, p. A3. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 08 de setembro de 2009.
PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. São Paulo, SP: Cortez, 2010.
SEBRAE. 5 anos: Microempreendedor Individual – MEI: um fenômeno de inclusão produtiva. Brasília, DF: Sebrae, 2015.
SEBRAE. Caderno do Empreendedor - Informe publicitário. Folha de S. Paulo, pp. 1-6. Recuperado em https://acervo.folha.com.br/. Publicado em 23 de dezembro de 2009.
SOUZA, J. Ralé brasileira: Quem é e como vive. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2009.
________. Os batalhadores brasileiros: Nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2012.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).