Microempreendedor individual e a noção de cidadania empresarial

Autori

  • Julia Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46319

Parole chiave:

MEI, Cidadania empresarial, Discursos midiáticos, Subjetividade, Mérito.

Abstract

Neste artigo, realizo uma análise de discursos midiáticos e institucionais sobre o microempreendedor individual (MEI) com o objetivo de pensar no conceito de cidadania empresarial, constantemente usado na promoção desta figura. Recorrendo a um referencial teórico proveniente sobretudo das ciências sociais e dos estudos culturais, reflito sobre as transformações do conceito de cidadania em um cenário neoliberal. Distanciando-se de uma concepção tradicional, segundo a qual a cidadania é pensada em termos coletivos e inclusivos, sugiro que a noção de cidadania empresarial se fundamenta sobre valores individualistas, recorrendo à noção de mérito para justificar seu restrito acesso.

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Biografia autore

Julia Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Jornalista pela Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre,  Doutora e Pós-Doutora pelo PPGCOM/UFRJ.

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Pubblicato

2021-01-19

Come citare

Salgado, J. (2021). Microempreendedor individual e a noção de cidadania empresarial. Mídia E Cotidiano, 15(1), 192-212. https://doi.org/10.22409/rmc.v15i1.46319