The meanings of the color black put into circulation by advertising in the Folha de S.Paulo newspaper (2020)
DOI:
https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59298Keywords:
advertising, black color, semiotic analysisAbstract
This article presents results of research into the process of constructing meanings for the color black. In order to explain the meanings of the color black triggered by advertising in the Folha de S.Paulo newspaper, reflections on the process of social construction of the color black are presented; aspects of the collection and selection of data from the Folha de S.Paulo newspaper, of 2020, are described; then advertising pieces from this sample are analyzed through the application of peircean semiotic strategies. The article is relevant because it provides support for producers, in general, involved with visual language.
Downloads
References
AULETE. O dicionário da língua portuguesa na internet. (2023). Disponível em: https://aulete.com.br/. Acesso em: 10 fev.2023.
BACCEGA, Maria Aparecida. O estereótipo e as diversidades. Comunicação & Educação. São Paulo. v. 5, n. 13, p. 7-14, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i13p7-14. Acesso em: 17 jan. 2020.
BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: SENAC, 2011.
BATISTA, Leandro Leonardo.; COSTA, Marco. Aurélio. Ribeiro. O racismo subentendido: a comunicação “politicamente correta” e seus efeitos em estereótipos e preconceitos. In: BATISTA, Leandro L.; LEITE, Francisco G. (org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011, p.119-130.
BRASIL. Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010. Institui o estatuto da igualdade racial; altera as leis nºs 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. vigência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 06 jan. 2021.
CHEVALIER, Jean.; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2019.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana Coutinho P. de. Aulas de semiótica peirceana. Curitiba: Appris, 2021.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade – Escola de inglês. São Paulo, ano 99. n. 33191, 16 fev. 2020a, Caderno Estúdio Folha, p. 3. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49064&anchor=6406951&origem=busca&originURL=&pd=b20a8f97015b9ef9bbff3eac5266a228. Acesso em: 16 fev. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade - TIGGO. São Paulo, ano 99. n. 33159, 15 jan. 2020b, Caderno Primeiro Caderno, p. A6-A7. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49026&anchor=6138692&origem=busca&originURL=&pd=4a61d5fdd1226f9db93a047b7069d803. Acesso em: 15 jan. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade - Kiss FM. São Paulo, ano 100. n. 33339. 13 jul. 2020c, Caderno Primeiro Caderno, p. A7. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49218&anchor=6415725&origem=busca&originURL=&pd=8dabd037414135d758b10d19180d98fe. Acesso em: 13 jul. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, ano 100. n. 33248, 13 abr. 2020d, Caderno Cotidiano 2- Edição Nacional, p. B13. Professor, estimule seus alunos com o conteúdo que ainda não está nos livros. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49126&anchor=6410658&origem=busca&originURL=&pd=2c66418d45e527f07b161c417daf5016. Acesso em: 13 abr. 2020.
FOLHA DE S.PAULO. Publicidade- FolhaMercado. São Paulo, ano 100. n. 33385. 28 ago. 2020e, Caderno Primeiro Caderno, p. A7. Disponível em: https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=49264&anchor=6418165&origem=busca&originURL=&pd=845c1baa70610b730bbf57506115d245. Acesso em: 28 ago. 2020.
FRASER, Tom; BANKS, Adam. O essencial da cor no design. São Paulo: SENAC, 2013.
GIUSTA, Angela da Silva. Concepções de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.29, n. 1, p. 17-36, mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/y9JvZV8HZRFN3XtvJ8vf9Rk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jan. 2022.
HELLER, Eva. Psicologia das Cores. Como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.
LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. Racismo Anunciado: o negro na publicidade no Brasil (1985-2005). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MBEMBE, Achille. A crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2018.
PASTOUREAU, Michel. Preto: história de uma cor. São Paulo: Senac, 2011.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
PEIRCE, Charles S. The simplest Mathematics. HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul [Eds.]. Collected Papers of Charles Sanders Peirce, Cambridge: Harvard University Press, v.4, 1933.
SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: semiose e autogeração. São Paulo: Ática, 1995.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica? São Paulo: Brasiliense, 2007.
SANTAELLA, Lucia: NÖTH, Winfried M. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).