Os significados da cor preta postos em circulação pela publicidade no jornal Folha de S.Paulo (2020)

Autori

  • Graziella Andreia Malagó Universidade de Sorocaba
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59298

Parole chiave:

publicidade, cor preta, análise semiótica

Abstract

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o processo de construção de significados para a cor preta. Com o objetivo de explicitar os significados engendrados para a cor preta, pela publicidade, no jornal Folha de S.Paulo, são apresentadas reflexões sobre o processo de construção social da cor preta; são descritos aspectos da coleta e seleção de dados desse jornal, de 2020; em seguida, peças publicitárias dessa amostra são analisadas por meio da aplicação de estratégias da semiótica peirceana. O artigo é relevante por fornecer subsídios para produtores, em geral, envolvidos com a linguagem visual.

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Biografie autore

Graziella Andreia Malagó, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso) em Sorocaba - São Paulo.   Docente na universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP.

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estágio pós-doutoral na Universidade de Kassel, Alemanha. Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Docente do Programa de pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (Uniso), Sorocaba, SP.

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Pubblicato

2024-05-29

Come citare

Andreia Malagó, G., & Drigo, M. O. (2024). Os significados da cor preta postos em circulação pela publicidade no jornal Folha de S.Paulo (2020). Mídia E Cotidiano, 18(2), 277-300. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.59298