O combate à desinformação na América Latina a partir da educação midiática: um estudo de caso da Oficina de Leitura Crítica de Notícias

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58703

Parole chiave:

Desinformação, Mídia pública, Educação Midiática, BBC News Brasil, Reino Unido

Abstract

A atuação da mídia pública contribui com o progresso da sociedade democrática em diversos países ocidentais, explorando, inclusive, as atividades de educação midiática na América Latina. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a experiência da BBC News Brasil com a Oficina de Leitura Crítica de Notícias, diante das possíveis contribuições para a educação midiática na América Latina e, mais especificamente, no Brasil. A metodologia compreende um estudo de caso e uma pesquisa de opinião realizada com cinquenta e um respondentes, a qual permitiu compreender as percepções sobre a temática e o interesse de estudantes e profissionais de comunicação. Os resultados sugerem que 58,8% afirmam já ter tido contato com projeto ou atividade de educação midiática e 98% acreditam que atividades como a de Oficina de Leitura Crítica de Notícias são interessantes para o país.

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Biografie autore

Octavio Penna Pieranti, PPGMiT/Unesp

Doutor em Administração (Ebape/FGV) com pós-doutorado em Comunicação (UnB e UFRJ). Docente no  Programa em Mídia e Tecnologia. E-mail: octavio.pieranti@gmail.com

Ana Carolina Trindade, Unesp

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Relações Públicas. Bolsista FAPESP. 

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Pubblicato

2023-09-28

Come citare

Penna Pieranti, O., & Trindade, A. C. (2023). O combate à desinformação na América Latina a partir da educação midiática: um estudo de caso da Oficina de Leitura Crítica de Notícias. Mídia E Cotidiano, 17(3), 50-74. https://doi.org/10.22409/rmc.v17i3.58703