Casa de estudante
espaços habitados pelo corpo discente da Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave:
Moradia, Estudante, UniversidadeResumo
Para compreender o perfil dos universitários contemporâneos, marcados por transformações socioeconômicas e culturais radicais, é indispensável conhecer suas condições objetivas de existência – como renda, escolaridade dos pais, cor, acesso ao letramento. Com base nessa premissa, foram analisados dados coletados junto ao corpo discente da Universidade Federal Fluminense (UFF) durante o segundo semestre de 2020. Esta pesquisa abrangeu vários aspectos, mas neste artigo nos concentramos na análise estatística de dados relacionados à moradia e a temas relacionados (entendemos que a moradia tem a ver, por exemplo, com a materialidade dos estudos, ou seja, com as possibilidades de concentração para ler e escrever, por exemplo). Apontamos as relações entre o endereço e o perfil discente desta universidade pública federal. Constatamos que as moradias são inadequadas ou desfavoráveis à concentração para os estudos; que a leitura digital já está naturalizada entre os estudantes (tornando-se, portanto, ubíqua); que a biblioteca perdeu a centralidade na vida universitária inclusive como lugar de estudo; que a maior parte dos alunos não pratica esportes, colecionismo, artesanato e/ou música; que pouco mais de 70% não procuram o professor fora da sala de aula para esclarecer dúvidas ou aprofundar o conteúdo. E concluímos que é preciso compreender o significado desses dados para planejar uma universidade pública e gratuita adequada a essa nova realidade.
Downloads
Referências
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, dec. 2017. ISSN 1678-4634. Disponível em https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/141109/136196. Acesso em: 18 set. 2022.
CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Trad. Joaquim Toledo Jr. São Paulo, Cosac Naify, 2014.
DARDOT, Pierre & LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad. Mariana Echalar. São Paulo, Boitempo, 2016.
DEMO, Pedro. Outra universidade. Jundiaí, Paco Editorial, 2011.
FURTADO, Joaci Pereira; MARENDINO, Rosane Barbosa. A escolha de Sofia: motivações dos/as estudantes da Universidade Federal Fluminense na eleição da universidade e da graduação. Revista Aleph, Niterói, n. 37, 2021b. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/51048. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Joaci Pereira & MARENDINO, Rosane Barbosa. Coração de estudante: esperança e realidade na perspectiva do alunado da Universidade Federal Fluminense. Revista Pedagogia Social, Niterói, v. 11, n. 1, aug. 2021a. ISSN 2527-0974. Disponível em: <http://www.revistadepedagogiasocial.uff.br/index.php/revista/
article/view/293>. Acesso em: 19 sep. 2022.
FURTADO, Joaci Pereira; GONÇALVES, Kelly Cristina Mota & MONTEIRO, Erick da Silva. A morte do leitor? Práticas de leitura entre estudantes da Universidade Federal Fluminense. Anais do VII Seminário FESPSP. São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Política, 2018. Disponível em https://fespsp.org.br/seminarios/anaisVII/GT_6/
Joaci_Pereira_Erick_Silva_Kelly_Mota.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Joaci Pereira; GONÇALVES, Kelly Cristina Mota; MONTEIRO, Erick da Silva. A leitura no intervalo: práticas culturais e leitura entre estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense. Anais do VIII Seminário FESPSP. São Paulo, Fundação Escola de Sociologia e Política, 2019. Disponível em https://www.fespsp.org.br/seminarios/anaisVIII/GT_6/JoaciFurtado.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.
FURTADO, Juarez Pereira et al. Inserção social e habitação de pessoas com sofrimento mental grave. São Paulo, Editora FAP-Unifesp, 2014.
GARRIDO, Edleusa Nery & MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva. A moradia estudantil universitária como tema na produção científica nacional. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 17, n. 1, jan./jun. 2013, p. 87-95. Disponível em https://www.scielo.br/j/pee/a/
MfV598kP939NXstKtDxHnBc/#. Acesso em: 7 jan. 2023.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. Trad. Ana Isabel Soares. São Paulo, Editora Unesp, 2015.
IGREJA, Paula; FURTADO, Joaci Pereira. Que anda nas cabeças, anda nas bocas. Convergência em Ciência da Informação, v. 3, n. 1, n. 1, p. 42-70, 2020. Acesso em: 19 set. 2022.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. 2. ed. São Paulo, Editora 34, 2013.
SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; Dunker, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joaci Pereira Furtado, Augustin de Tugny
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.