A ESCOLHA DE SOFIA: MOTIVAÇÕES DOS(AS) ESTUDANTES DA UFF NA ELEIÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA GRADUAÇÃO

Autores

  • Joaci Pereira Furtado
  • Rosane Barbosa Marendino

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51048

Palavras-chave:

universidade, escolha], graduação, sociedade

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa mais ampla sobre práticas culturais dos(as) estudantes da UFF. Aqui comentamos os dados relativos especificamente às expectativas dos(as) alunos(as) em relação à escolha da UFF como instituição de ensino e à graduação que estão cursando. Semelhante escolha certamente não é decorrência de fatores apenas subjetivos – entendidos como fortuitos ou meramente arbitrários e aleatórios –, mas decorrência eloquente de fatores socioeconômicos e culturais que condicionam, em boa medida, as opções dos(as) estudantes e seus horizontes de expectativas. Por isso, além de descrevermos os resultados sobre os principais motivos para o ingresso na UFF e para a escolha do curso, especularemos, tanto quanto nos for estatisticamente possível e seguro, sobre essas respostas à luz de outros indicadores, como a escolaridade e ocupação laboral de mães e pais (e essa diferença de gênero também não é casual, como veremos) e a faixa de renda familiar.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Pereira Furtado, J., & Barbosa Marendino, R. (2021). A ESCOLHA DE SOFIA: MOTIVAÇÕES DOS(AS) ESTUDANTES DA UFF NA ELEIÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA GRADUAÇÃO. RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51048