Entrevista do Grupo PIPAS pela Pro-reitoria da UFF
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Saiba mais sobre Entrevista do Grupo PIPAS pela Pro-reitoria da UFFA Revista de Pedagogia Social (RPS) nasce do projeto PIPAS-UFF: Grupo de ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social. Trabalhamos na formação inicial e permanente de educadores sociais, ao buscarmos compreender os conteúdos necessários à prática educativa na atualidade. Iniciamos nosso trabalho em escolas das redes municipais e estaduais do Rio de Janeiro, em especial as de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo; observando seus textos e contextos, limites e possibilidades, teorias e práticas, trabalhamos ainda com seus atores, questões, desafios e formação; em seguida ampliamos o trabalho para as comunidades e instituições de amparo à criança e ao jovem em situação de vulnerabilidade. Compreendemos por vulnerabilidade situações, momentâneas ou não, de sofrência humana, de exclusão e de privação de direitos. Trabalhamos com crianças, jovens, suas famílias, comunidades e instituições onde estejam inseridas, que estejam abaixo da linha da pobreza. Educação e pobreza passam a ser um matiz necessário ao nosso trabalho. Trata-se de uma parcela da população Brasileira crescente de forma veloz, que bate a porta das Universidades em busca de reconhecimento, orientação e formação de profissionais para com ela lidarem. Compreendemos ser URGENTE, a responsabilidade das universidades Brasileiras, para com essa parcela da sociedade Brasileira. Hoje, no Brasil e no mundo, torna-se imprescindível a formação de educadores com opção pela Pedagogia Social. Ela compreende a educação para além da escola e, por esse motivo, ocupa-se da formação de múltiplos profissionais cujas ações são voltadas para a ação social.
Trabalhamos para a inclusão dos excluídos, para o exercício de prática mais fraternas, solidárias e humanas; no trato com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Queremos, a RPS, seja um espaço de produção e de troca, de conhecimento e saberes, contribui para a formação de educadores sociais, oferecendo materiais para reflexões pedagógicas, políticas e sociais, que inspirem um fazer educacional pautado na emancipação humana. Hoje é possível afirmar ser a Pedagogia Social é a mãe das demais pedagogias a nos exortar à superação.
Desejamos uma navegação proveitosa para todos.
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Saiba mais Saiba mais sobre Entrevista do Grupo PIPAS pela Pro-reitoria da UFFBaixo uma aparência distante, o professor Pierre Furter foi um grande observador e analista
da realidade social e educativa. Um home calado mais atento a todo o que passava nos
territórios e as comunidades ao seu lado.
Na busca da utopia da liberdade humana, a transformação social, a transcendência e o
desenvolvimento cultural e educativo, Furter observou, ouviu em silêncio, soube dialogar,
analisou e trouxe conclusões sobre a utopia e a educação transformadora. Ele mesmo
testemunha como vai para Recife para encontrar-se com o Paulo Freire e é ali onde vai
experimentar a coerência entre a utopia educativa, que ele estava a estudar, e as práticas
formativas transformadoras nos círculos de cultura e as campanhas de alfabetização que o
Paulo dirigia.
O seu percurso de pesquisador levou-o a viajar por Portugal, Brasil, Venezuela e Espanha
onde deixou as suas inquietações e ensinos nos alunos, colegas e amigos com os quais
partilhou formações, pesquisas, mas também diálogos e vivências. São estas inquietações
que nos levou a organizar uma série de atividades e encontros com o pensamento do
professor Furter que acabaram com a celebração no passado mês de abril de 2024 com o
Simpósio De la Utopia à Educação Transformadora (Universidade de
Castellón-UJI-Espanha) os quais trabalhos foram recompilados juntamente pelas revistas
de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense e a Revista “Quaderns
d'Animació i Educació Social” de Espanha.
Com esta publicação conjunta queremos não só fazer a difusão dos trabalhos dos
participantes do Simpósio e das ideias e teses do professor, mas também queremos render
a homenagem mais merecido ao académico, humanista, pensador, catedrático e amigo dos
seus amigos que foi o Pierre Furter (1931-2020)
Mario Viché González
Editor da revista Quaderns d'Animació i Educació Social
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