Sobre a Revista

A Revista de Pedagogia Social (RPS) nasce do projeto PIPAS-UFF: Grupo de ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social. Trabalhamos na formação inicial e permanente de educadores sociais, ao buscarmos compreender os conteúdos necessários à prática educativa na atualidade. Iniciamos nosso trabalho em escolas das redes municipais e estaduais do Rio de Janeiro, em especial as de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo; observando seus textos e contextos, limites e possibilidades, teorias e práticas, trabalhamos ainda com seus atores, questões, desafios e formação; em seguida ampliamos o trabalho para as comunidades e instituições de amparo à criança e ao jovem em situação de vulnerabilidade. Compreendemos por vulnerabilidade situações, momentâneas ou não, de sofrência humana, de exclusão e de privação de direitos. Trabalhamos com crianças, jovens, suas famílias, comunidades e instituições onde estejam inseridas, que estejam abaixo da linha da pobreza. Educação e pobreza passam a ser um matiz necessário ao nosso trabalho. Trata-se de uma parcela da população Brasileira crescente de forma veloz, que bate a porta das Universidades em busca de reconhecimento, orientação e formação de profissionais para com ela lidarem. Compreendemos ser URGENTE, a responsabilidade das universidades Brasileiras, para com essa parcela da sociedade Brasileira. Hoje, no Brasil e no mundo, torna-se imprescindível a formação de educadores com opção pela Pedagogia Social. Ela compreende a educação para além da escola e, por esse motivo, ocupa-se da formação de múltiplos profissionais cujas ações são voltadas para a ação social.

Trabalhamos para a inclusão dos excluídos, para o exercício de prática mais fraternas, solidárias e humanas; no trato com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Queremos, a RPS, seja um espaço de produção e de troca, de conhecimento e saberes, contribui para a formação de educadores sociais, oferecendo materiais para reflexões pedagógicas, políticas e sociais, que inspirem um fazer educacional pautado na emancipação humana. Hoje é possível afirmar ser a Pedagogia Social é a mãe das demais pedagogias a nos exortar à superação.

 

Desejamos uma navegação proveitosa para todos.

 

Notícias

Edição Atual

v. 20 n. 1 (2025): Pedagogia Social na Perspectiva da Conclusão de Curso
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EDITORIAL RPS XX

 

É com alegria que disponibilizamos mais um número da Revista de Pedagogia Social da Universidade Federal Fluminense (RPS-UFF), desta feita, o volume vinte. Como nada realizamos sozinhos, é hora de agradecer a todos os colaboradores, nacionais e internacionais, que direta ou indiretamente participaram da concretização deste sonho. É motivo de honra poder detectar a profundidade da generosidade humana, na esfera intelectual. O mundo acadêmico, construído pelos pesquisadores da Pedagogia Social, produziu uma rede de solidariedade investigativa, capaz de dar visibilidade a uma temática de fundamental importância na atualidade. 

Por incrível que possa parecer, aqui estamos no Vigésimo número com a alegria e disciplina acadêmica de sempre. Vamos caminhar na presente edição: Pedagogia Social na Perspectiva da Conclusão de Curso com os professores Suzete Orzechowski SUZETE (UNICENTRO), Érico Ribas Machado (UEPG), Daniel Fernando Bovolenta Ovigli (UFTM), acompanhados de seus respectivos orientandos, assim como alguns orientandos nossos também. Os artigos aqui disponíveis fazem parte do processo de conclusão de curso e foram eleitos por incorporarem a perspectiva da Pedagogia Social no fechamento de um ciclo de pesquisa. Os processos de convivência com outros grupos de pesquisa, para além daqueles da Universidade Federal Fluminense, propiciaram o presente volume, que nasce sob os auspícios do Projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades), que há vinte e cinco anos vem trabalhando na formação de Educadores Sociais. 

Sob a ótica da Teoria dos Três As, Araújo (2025), ao afirmar que: havendo acolhimento e aceitação, haverá aprendizagem, cada um a seu tempo e em seu próprio ritmo é possível vislumbrar uma Pedagogia que seja para todos e para cada um. Trata-se de uma teoria, que aponta mais uma vez, para o que Araújo (2025), vem denominando de Engenharia Pedagógica Reversa, com propostas teórico-práticas, inclui os excluídos das salas de aula e da sociedade, comprovando ser possível a produção de uma Pedagogia Social como um direito humano (Simpósio 142- Congresso Internacional de Direitos Humanos, (Coimbra-2025). Sejam todos muito bem-vindos!

Ótima leitura!

  • Margareth Martins de Araújo
  • Editora Executiva
Publicado: 2025-12-12

Editorial

  • EDITORIAL RPS XX

    Margareth Martins de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.22409/xn5aq313

Entrevistas

  • ENTREVISTA COM SUZETE ORZECHOWSKI

    DOI: https://doi.org/10.22409/5y797w80
  • ENTREVISTA COM ÉRICO RIBAS

    DOI: https://doi.org/10.22409/h6kcgb30

Artigos

  • O EDUCADOR SOCIAL E A EDUCAÇÃO SOCIALNO SFCV

    Ângela Forlin da Silva, Suzete Terezinha Orzechowski
    DOI: https://doi.org/10.22409/7e7yf174
  • EDUCADORAS SOCIAIS NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

    Érico Ribas Machado, Marli de Fátima Rodrigues, Tiago Marques do Carmo
    DOI: https://doi.org/10.22409/kfywrn91
  • A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA EDUCADORES SOCIAIS QUE ATUAM EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO

    Manoelly Caroliny Wacelechen, Érico Ribas Machado
    DOI: https://doi.org/10.22409/a06dct56
  • A CULTURA KANHGÁG A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO: A EMERGÊNCIA DE RESGATAR A LÍNGUA ORAL E ESCRITA NA TERRA INDÍGENA MANGUEIRINHA

    Jociele Luiz, Carla Sant Ana de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/9wsbgn42
  • BRINCADEIRAS CANTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÕES E COMPARTILHAMENTOS

    Adriana Silva Duarte, Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22409/pf02hk81
  • CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO EM PONTA GROSSA-PR: INTERFACE ENTRE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO E AS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO

    Lucia Helena Schiller Ribeiro, Érico Ribas Machado
    DOI: https://doi.org/10.22409/p4n36r61
  • DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE

    Maria Eduarda Dos Santos Jaskulski, Vanessa Elisabete Raue Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22409/cnyk4957
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DEACOLHIMENTO: UM OLHAR SOBRE A REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PONTA GROSSA

    Ana Gabriele Alves de Oliveira, Erico Ribas Machado
    DOI: https://doi.org/10.22409/9fhac065
  • A EDUCAÇÃO INDÍGENA COMO INSTRUMENTO DE LUTA PELA DEMARCAÇÃO DE TERRITÓRIOS INDÍGENAS

    Andressa Luiz, Carla Sant Ana de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/tz0m6w64
  • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE INSTRUTORES EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE UBERABA/MG: UM ESTUDO A PARTIR DE NARRATIVAS

    Gladys Regina Barros Silva, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli
    DOI: https://doi.org/10.22409/d5eb1128
  • CICLOS DE INTERRUPÇÃO ESCOLAR: COMO A MIGRAÇÃO SAZONAL PARA A PANHA DO CAFÉ SE INTER-RELACIONAM COM A EVASÃO ESCOLAR NA EJA DO CAMPO

    Adriana Batista Silva, Tânia Halley Oliveira Pinto
    DOI: https://doi.org/10.22409/yh027n77
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