RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS

Authors

  • Ariane Machado
  • Jackeline Affonso
  • Thais Aires

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61744

Abstract

Somos graduandas em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, até a presente data, no oitavo período. O presente relato de experiência foi desenvolvido através da coordenação da Professora e Doutora Margareth Martins de Araújo que possui como principal objeto de estudo a Pedagogia Social através do subprojeto “Quem conta um conto aumento um ponto” que tem como principal objetivo traçar reflexões sobre a Pedagogia social, compreendendo a necessidade e individualidade utilizando como principal material histórias infantis, ressaltando os aspectos da cultura histórico-popular brasileira e fomentar a ludicidade. A proposta é trabalhar com crianças a partir de experiências, onde pode se preservar o conteúdo prévio do aluno, respeitado a vida e cultura de cada um. O projeto visa levar diferentes formas de se contar história,
perspectivas e textos diferentes que sejam contextualizados com as temáticas que são trabalhadas em sala, a fim de dar continuidade e clarear os conteúdos trabalhados na mesma. Para, além disso, Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, tem o objetivo de levar temas para espaços onde a cultura tem dificuldade em acessar, através de métodos alternativos, e pensados para reutilizar os recursos encontrados nos espaços
em que os bolsistas estejam inseridos, através de temas que respeitem o meio ambiente, as pessoas a sua volta, por meio de diálogos, formando os indivíduos não somente no cenário educacional, mas pensando em uma educação integral do ser humano por meio de uma prática humanizadora.

Published

2024-02-05

How to Cite

MACHADO, A.; AFFONSO, J.; AIRES, T. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS. Revista Pedagogia Social UFF, v. 6, n. 2, 5 Feb. 2024.