RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS

Autores/as

  • Ariane Machado
  • Jackeline Affonso
  • Thais Aires

DOI:

https://doi.org/10.22409/rpsuff.v6i2.61744

Resumen

Somos graduandas em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, até a presente data, no oitavo período. O presente relato de experiência foi desenvolvido através da coordenação da Professora e Doutora Margareth Martins de Araújo que possui como principal objeto de estudo a Pedagogia Social através do subprojeto “Quem conta um conto aumento um ponto” que tem como principal objetivo traçar reflexões sobre a Pedagogia social, compreendendo a necessidade e individualidade utilizando como principal material histórias infantis, ressaltando os aspectos da cultura histórico-popular brasileira e fomentar a ludicidade. A proposta é trabalhar com crianças a partir de experiências, onde pode se preservar o conteúdo prévio do aluno, respeitado a vida e cultura de cada um. O projeto visa levar diferentes formas de se contar história,
perspectivas e textos diferentes que sejam contextualizados com as temáticas que são trabalhadas em sala, a fim de dar continuidade e clarear os conteúdos trabalhados na mesma. Para, além disso, Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, tem o objetivo de levar temas para espaços onde a cultura tem dificuldade em acessar, através de métodos alternativos, e pensados para reutilizar os recursos encontrados nos espaços
em que os bolsistas estejam inseridos, através de temas que respeitem o meio ambiente, as pessoas a sua volta, por meio de diálogos, formando os indivíduos não somente no cenário educacional, mas pensando em uma educação integral do ser humano por meio de uma prática humanizadora.

##submission.downloads##

Publicado

2024-02-05

Cómo citar

MACHADO, A.; AFFONSO, J.; AIRES, T. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS. Revista Pedagogia Social UFF, v. 6, n. 2, 5 feb. 2024.