À propos de cette revue

A Revista de Pedagogia Social (RPS) nasce do projeto PIPAS-UFF: Grupo de ensino, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social. Trabalhamos na formação inicial e permanente de educadores sociais, ao buscarmos compreender os conteúdos necessários à prática educativa na atualidade. Iniciamos nosso trabalho em escolas das redes municipais e estaduais do Rio de Janeiro, em especial as de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, Niterói, Itaboraí e São Gonçalo; observando seus textos e contextos, limites e possibilidades, teorias e práticas, trabalhamos ainda com seus atores, questões, desafios e formação; em seguida ampliamos o trabalho para as comunidades e instituições de amparo à criança e ao jovem em situação de vulnerabilidade. Compreendemos por vulnerabilidade situações, momentâneas ou não, de sofrência humana, de exclusão e de privação de direitos. Trabalhamos com crianças, jovens, suas famílias, comunidades e instituições onde estejam inseridas, que estejam abaixo da linha da pobreza. Educação e pobreza passam a ser um matiz necessário ao nosso trabalho. Trata-se de uma parcela da população Brasileira crescente de forma veloz, que bate a porta das Universidades em busca de reconhecimento, orientação e formação de profissionais para com ela lidarem. Compreendemos ser URGENTE, a responsabilidade das universidades Brasileiras, para com essa parcela da sociedade Brasileira. Hoje, no Brasil e no mundo, torna-se imprescindível a formação de educadores com opção pela Pedagogia Social. Ela compreende a educação para além da escola e, por esse motivo, ocupa-se da formação de múltiplos profissionais cujas ações são voltadas para a ação social.

Trabalhamos para a inclusão dos excluídos, para o exercício de prática mais fraternas, solidárias e humanas; no trato com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Queremos, a RPS, seja um espaço de produção e de troca, de conhecimento e saberes, contribui para a formação de educadores sociais, oferecendo materiais para reflexões pedagógicas, políticas e sociais, que inspirem um fazer educacional pautado na emancipação humana. Hoje é possível afirmar ser a Pedagogia Social é a mãe das demais pedagogias a nos exortar à superação.

 

Desejamos uma navegação proveitosa para todos.

 

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Numéro courant

Vol. 17 No 1 (2024): PEDAGOGIA SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PLANETÁRIA
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EDITORIAL RPS XVII

É com alegria que o Projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em
Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de
Vulnerabilidades), que há vinte e quatro anos vem trabalhando na formação de Educadores
Sociais, entrega mais um número da Revista de Pedagogia Social da Universidade Federal
Fluminense. Fruto do trabalho articulado entre Universidade e sociedade, a RPS VII inclui
produções como: artigo, Entrevista, Ensaio Acadêmico, Poesia e Resenha, oriundos do
processo vivenciado durante a aproximação entre a Universidade e o poder público
municipal via Secretaria de Direitos humanos, que teve como principal objetivo a
socialização e a aplicabilidades dos conceitos de Direitos Humanos e Consciência
Planetária sob a perspectiva da Pedagogia Social.
O presente número versará sobre Pedagogia Social, Direitos Humanos e Cidadania
Planetária. Ele é fruto de dois importantes momentos vividos pelo Grupo de Pesquisa,
motivo de muita honra e a comprovação direta de ser a Extensão Universitária um dos
braços avançados da Universidade junto à sociedade, que realiza profícuos diálogos com
ela. São eles: o convite para ajudar a formular as políticas públicas para os Direitos
Humanos do município e a elaboração de um Curso de Extensão para sujeitos de diferentes
setores, como o público, o privado e o terceiro setor. Uma das principais características da
Pedagogia Social realizada pelo Projeto PIPAS-UFF, é não trabalhar apenas com, na e para
a escola, também inclui diferentes espaços com multiplicidade de sujeitos e formação.
Bem-vindos a mais este número da RPS-UFF! Desfrutem com alegria de uma perspectiva
educacional capaz de trilhar antigos caminhos com novas e diferentes formas, produzindo o
insondável. Fazer Pedagogia Social no Brasil exige, em especial, coragem e ousadia por
parte daqueles que buscam o bem-estar social, a dignidade humana e, acima de tudo, uma
convivência pacífica entre os homens. É a Pedagogia Social um banquete da paz, capaz de
tirar o melhor de cada ser humano, abrigar as diferenças, incluir os excluídos e possibilitar a
realização de uma educação diferenciada e convivencial. Estamos nos referindo a uma
educação que prova o direito à vida, à existência com dignidade, ao labor com sabor de
realização, ao brincar e à felicidade, direitos que foram amplamente discutidos durante o
curso que apontam para as bases importantes de uma sociedade mais democrática, feliz e
fraterna.
Saudações Pedagógico-sociais!

Ótima leitura!


Margareth Martins de Araújo


Editora Executiva

ISSN 2527-0974

 

Publiée: 2024-08-13

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