INCLUSÃO NO CURSO PIPAS/UFF: UMA EXPERIÊNCIA COM UMA CURSISTA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/rpsuff.v14i1.60981Abstract
O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre a inclusão no curso
de extensão em Pedagogia Social para o século XXI, do grupo PIPAS/UFF em tempos
de pandemia. E tem como objetivo refletir sobre o processo de inclusão no curso durante
as atividades desenvolvidas por uma cursista com deficiência visual. Para tanto, foi
necessário buscar alternativas que viabilizasse a sua participação e permanência no curso.
E através do relato de suas dificuldades, foi possível pensar juntos a melhor forma de
realizar as atividades propostas, com maior flexibilidade. A metodologia foi um estudo
de campo e pesquisação, através de observações durante as postagens dos conteúdos
mensais no grupo de Whatsapp, bem como o apoio do referencial teórico utilizado nesse
período. Os resultados foram satisfatórios, apesar dos grandes desafios encontrados desde
o início, pois o processo de inclusão ainda carrega várias lacunas que precisam ser
compreendidas a fim de garantir melhorias na educação inclusiva, não apenas nas escolas
mas na universidade e nos cursos de aperfeiçoamento e formação continuada.