DESEJA:
EDUCADORES SOCIAIS E AGENTES MULTIPLICADORES
Abstract
Adelaide (1988) cresce a necessidade de promover, não só políticas públicas, mas também responsabilidade social no que concerne o uso abusivo de drogas, sejam estas licitas ou não. A relevância dessa temática também é sinalizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que reconhecem a importância de uma abordagem transversal do assunto nos currículos de todos os níveis e modalidades de ensino. Apesar do potencial latente que a temática possui de permear toda e qualquer ambiente, estimular o raciocínio crítico com base na inserção da realidade social, de fortes recomendações na implantação de projetos sociais e pedagógicos sobre o assunto, há visivelmente uma resistência em se desenvolver trabalhos nesse sentido. Nesse contexto nasceu o projeto DROGAS, EDUCAÇÃO, SAÚDE E EJA (DESEJA), que além de atuar na qualificação de agentes multiplicadores de ações inclusivas, vem promovendo e mediando debates transversais e inter-transdisciplinares sobre a temática drogas, na perspectiva de aproximar saberes a partir de diálogos simétricos desprovidos de pré-conceitos.