A “redescoberta” da Baixada Fluminense: reflexões sobre as construções narrativas midiáticas e as concepções acerca de um território físico e simbólico
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v1i4.10356Resumo
Neste artigo, busca-se pensar a relação entre as concepções acerca de um território urbano – no caso, a Baixada Fluminense – e as construções discursivas produzidas na imprensa carioca e brasileira no decorrer da década de 1990. Analisando matérias jornalísticas que têm como objeto a Baixada, é possível perceber um deslocamento de sentidos acerca da mesma, através dos quais os jornais atuam como agentes legitimadores tanto da memória/passado quanto do projeto/futuro acerca da região. Neste sentido, entendemos que a conformação das identidades está fortemente atravessada pela dimensão da cultura, fazendo com que haja um embaralhamento entre as condições físicas e materiais de um espaço e suas apropriações simbólicas, gerando uma luta permanente em torno do imaginário acerca desse espaço enquanto lugar significado.
Downloads
Referências
ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha. São Paulo: EDUSP, 2001.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979.
BOURDIEU, Pierre. “A identidade e a representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região”. In: O Poder Simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BRIGGS, Asa. “The Sense of Place”. In: The Collected Essays of Asa Briggs. Great Britain: The Harverster Press, 1985.
CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
DUARTE, Eduardo. “Desejo de cidade – múltiplos tempos, das múltiplas cidades, de uma mesma cidade”. IN: PRYSTHON, Angela (org.). Imagens da cidade. Espaços urbanos na comunicação e cultura contemporâneas. Porto Alegre: Sulina, 2006.
ENNE, Ana Lucia. “Fluxos e interações da rede de memória e história na Baixada Fluminense”. Revista Pilares da História, Duque de Caxias, v. Ano II, n. nº 2, p. 37-52, 2003.
ENNE, Ana Lucia. “Imprensa e Baixada Fluminense: múltiplas representações”. Revista Ciberlegenda, n.14, 2004a.
ENNE, Ana Lucia. “Lugar, meu amigo, é minha Baixada”: memória, representações sociais e identidades. Tese de Doutorado em Antropologia Social, PPGAS/MN/UFRJ, 2002.
ENNE, Ana Lucia. “Memória, identidade e imprensa em uma perspectiva relacional”. Revista Fronteiras, Unisinos, v. VI, n. 2, p. 101-116, 2004b.
ENNE, Ana Lucia. “Memória e Identidade Social”. Revista Contracampo, Niterói, v. 6, 2002.
ENNE, Ana Lucia. Umbanda e Assistencialismo: um estudo sobre Representação e Identidade em uma Instituição da Baixada Fluminense. Dissertação de Mestrado em Antropologia Social, PPGAS/MN/UFRJ, 1995.
GOMES, Paulo C., CASTRO, Iná e CORRÊA, Roberto (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995
FOUCAULT, Michel. “Sobre a Geografia”. In: __________. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: edições Graal, 1986.
HALL, Stuart. Da Diáspora. Belo Horizonte: ED. UFMG, 2003.
HEREDIA, Beatriz Maria Alasia de. “Região regiões: visões e classificações do espaço social”. In: ESTERCI, Neide, FRY, Peter e GOLDENBERG, Mirian (org.). Fazendo Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso. Campinas, SP: Pontes, 1999.
POLLACK, Michael. “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos, 5 (10). Rio de Janeiro, 1992.
RONCAYOLO, Marcel. “Região”. In: Região. Enciclopédia Einaudi, vol. 8. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1986.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. “O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento”. In: CASTRO, Iná, GOMES, Paulo C. e CORRÊA, Roberto (orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
VERÓN, Eliseo. A produção do sentido. São Paulo: Cultrix/USP, 1980.
WEBER, Max. “Las Comunidades Politicas”. In: Economia y Sociedad. México: Fondo de Cultura Económica, 1944.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.