No salão do Brega

ensinamentos de um estudo piloto

Autores

  • Flávia dos Santos Coelho Universidade Federal de São Carlos
  • Lilian Vieira Magalhães Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.50557

Palavras-chave:

Investigação Qualitativa, Projeto Piloto, Atividade Cultural

Resumo

Refletir sobre a produção de conhecimento científico envolve refinar estratégias metodológicas que visem superar estruturas de poder impostas. Nesse sentido, os estudos-piloto caracterizam-se como versões mais curtas de um projeto de pesquisa completo, que em geral visam prevenir problemas e aprimorar o desenho metodológico por meio do teste de métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa, bem como preparar o pesquisador, especialmente o iniciante, pelo desafiador trabalho com pesquisa qualitativa. A literatura sobre a utilização de estudos-piloto ainda é escassa e, quando realizados, muitas vezes não atinge os desafios e a curva de aprendizado do pesquisador. Assim, buscamos problematizar os procedimentos do estudo piloto, situando-o como um importante recurso para a pesquisa qualitativa. Um projeto piloto para preparar o trabalho de campo de pesquisa de mestrado, de natureza etnográfica, foi realizado a partir do fenômeno das festas de Baile da Saudade, mediante a pergunta: Que estratégias, técnicas e procedimentos podem garantir maior eficácia em pesquisa qualitativa de natureza etnográfica? Dois atores principais que compõem as festas de Baile da Saudade participaram do estudo por meio de entrevista semiestruturada e método Photovoice. Com a execução do projeto piloto, percebemos que as estratégias que superam as relações hierárquicas entre pesquisador e participante são necessárias para garantia do processo participativo e, consequentemente, maior eficácia em abordagens qualitativas de natureza etnográfica.

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Biografia do Autor

Flávia dos Santos Coelho, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Mestranda em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos-SP-Brasil

Lilian Vieira Magalhães, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas-SP-Brasil e Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos- SP-Brasil

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Publicado

2022-03-02 — Atualizado em 2022-03-02

Versões

Como Citar

dos Santos Coelho, F., & Vieira Magalhães, L. (2022). No salão do Brega : ensinamentos de um estudo piloto. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 499-519. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.50557

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)