Experiências de gestão cultural a partir do ambiente universitário

dispositivos itinerantes para o trabalho educativo com o audiovisual

Autores

  • Elizabeth Vidal Universidad Nacional de Cordoba

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.55737

Palavras-chave:

AUDIOVISUAL; EXPERIENCIAS; TECNOLOGÍAS; DISPOSITIVOS; GESTIÓN CULTURAL

Resumo

Este artigo trata de um "objeto" de análise: a Feira Interativa Itinerante Veo Veo —realizada na cidade de Córdoba, Argentina— como experiência disruptiva no ensino da linguagem audiovisual para crianças, de uma disciplina universitária na linha de atividades de extensão e gestão cultural. Com ele interessa-nos particularmente expor a forma como este "objecto" se adapta a diversos contextos institucionais, primeiro escolares e depois não escolares. Para efeitos da elaboração deste trabalho, consideramos a Feira Interativa Itinerante Veo Veo como um dispositivo comunicacional e educativo que constitui uma inovação na prática e que, pelas suas características, é também uma proposta de melhoria significativa em relação às atividades educativas diárias em escopos diferentes. Por fim, este trabalho é fruto do nosso interesse em "pensar" a própria prática em relação à formulação e execução da Feira Interativa Itinerante Veo Veo, por um lado e, por outro, oferecendo experiência de gestão e ensino baseado em qual se constitui na prática um dispositivo comunicacional e educativo, numa inovação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Vidal, Universidad Nacional de Cordoba

Doctora en Ciencias de la Comunicación. Universidad Nacional de Córdoba.

Referências

BETTENDORFF, Elsa; PRESTIGIACOMO, Raquel. El relato audiovisual. La narración en el cine, la televisión y el video. Buenos Aires: Longseller, 2002.

BUCK-MORSS, Susan. Origen de la dialéctica negativa. Theodor W. Adorno, Walter Benjamin y el Instituto de Frankfurt. Buenos Aires: Editorial Eterna Cadencia, 2011.

BURBULES, Nichollas; CALLISTER, Tomas. Educación: Riesgos y Promesas de las Nuevas Tecnologías de la Información. Buenos Aires: Gránica, 2002.

CEBRIÁN HERREROS, Mariano. Introducción al lenguaje de la televisión. Madrid: Pirámide, 1978.

DE LA VEGA VELASTEGUI, Paola. Gestión Cultural y Despolitizacion: Cuando nos llamaron gestores. 2016.

DIDI-HUBERMAN, George. Cuando las imágenes tocan lo real. Museo de Arte contemporáneo de Barcelona. 2008. Disponible en: https://www.google.es/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiSkpLG1eL5AhXnSLgEHVynAL8QFnoECAUQAQ&url=https%3A%2F%2Fimg.macba.cat%2Fpublic%2Fuploads%2F20080408%2FGeorges_Didi_Huberman_Cuando_las_imagenes_tocan_lo_real.pdf&usg=AOvVaw2cl1to1i0Vo06T2yksj7jK

DOELKER, Christian. La realidad manipulada. Radio, televisión, cine, prensa. Barcelona: Gustavo Gilli,1982.

ENGLER, Verónica. Las imágenes no son solo cosas para representar. Disponible en: https://www.pagina12.com.ar/45024-las-imagenes-no-son-solo-cosas-para-representar.

Feria Itinerante Interactiva Veo Veo, Disponible en: https://www.feriaveoveo.unc.edu.ar/es/que-es-el-veo-veo/

GALLEGO, Henao. Participación infantil. Historia de una relación de invisibilidad. Disponible en: https://www.google.es/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjc6vq-2OL5AhWruZUCHYotDuEQFnoECAwQAQ&url=http%3A%2F%2Fbiblioteca.clacso.edu.ar%2FColombia%2Falianza-cinde- umz%2F20150512123924%2FAdrianaMariaGallego.pdf&usg=AOvVaw3uxbv-inIt9Dva_r_I8CrS.

LARROSA, Jorge. La experiencia y sus lenguajes. In: Encuentros y Seminarios en La Formación Docente entre el siglo XIX y el siglo XXI. Disponible en: https://es.scribd.com/document/138403573/Larrosa-La-Experiencia-y-Sus-Lenguajes-Conferencia

PERKINS, David. El aprendizaje pleno. Buenos Aires: Paidós, 2010.

ROLDÁN, Paola. Creando imágenes. (Tesis de la Especialización en Didáctica), Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologías del Sur. http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/EpistemologiasDelSur_Utopia%20y%20Praxis%20Latinoamericana_2011.pdf

VIDAL, Elizabeth; DI SANTO, María Rosa. La comunicación educativa y el uso de nuevas tecnologías en Recursos virtuales para problemas reales? Córdoba: Editorial Brujas, 2007.

Videos producidos Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=Oxa-IOc1N_w&list=PLMB39TEdVflEz7NAwQlpnP3E2F_ITs6xU

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Vidal, E. (2023). Experiências de gestão cultural a partir do ambiente universitário: dispositivos itinerantes para o trabalho educativo com o audiovisual. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 195-217. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.55737