Epistemômetro
Uma Metodologia para a Descolonização e Transformação do Currículo das Universidades Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57921Palavras-chave:
Epistemômetro, eurocentrismo, Encontro de Saberes, descolonização, universidade pluriepistêmica.Resumo
O artigo apresenta um instrumento metodológico novo, denominado Epistemômetro, que visa avaliaro grau de (des)colonização epistêmica vigente nos currículos e nos projetos de curso das universidades brasileiras. O Epistemômetrose conecta com a teoria do Encontro de Saberes,movimento que visa a inclusão dos saberes indígenas, afro-brasileiros e dos demais povos tradicionais como caminho para a construção de uma universidade brasileira pluriepistêmica. O modelo da pluralidade epistêmicaé plasmado na imagem dos três círculos borromeanos, com seus nós de interseção, representando os três troncos principais formadores da diversidade epistêmica brasileira: o ocidental, o indígena e o afro-diaspórico. É apresentado também o modelo das sete variáveis e dimensões interdependentes quecompõem a abordagem do Epistemômetro.
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