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Epistemômetro

Uma Metodologia para a Descolonização e Transformação do Currículo das Universidades Brasileiras

Autores

  • José Jorge de Carvalho INCTI/UNB

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57921

Palavras-chave:

Epistemômetro, eurocentrismo, Encontro de Saberes, descolonização, universidade pluriepistêmica.

Resumo

O artigo apresenta um instrumento metodológico novo, denominado Epistemômetro, que visa avaliaro grau de (des)colonização epistêmica vigente nos currículos e nos projetos de curso das universidades brasileiras. O Epistemômetrose conecta com a teoria do Encontro de Saberes,movimento que visa a inclusão dos saberes indígenas, afro-brasileiros e dos demais povos tradicionais como caminho para a construção de uma universidade brasileira pluriepistêmica. O modelo da pluralidade epistêmicaé plasmado na imagem dos três círculos borromeanos, com seus nós de interseção, representando os três troncos principais formadores da diversidade epistêmica brasileira: o ocidental, o indígena e o afro-diaspórico. É apresentado também o modelo das sete variáveis e dimensões interdependentes quecompõem a abordagem do Epistemômetro.

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Biografia do Autor

José Jorge de Carvalho, INCTI/UNB

Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); pos-doutorado pela Rice University (1995) e pos-doutorado pela University of Florida (1996). Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq.

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Publicado

2023-09-08

Versões

Como Citar

Carvalho, J. J. de. (2023). Epistemômetro: Uma Metodologia para a Descolonização e Transformação do Currículo das Universidades Brasileiras. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 302-345. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57921

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior